Parceria promove curso de economia prateada para público 50+

Publicada em 12/11/2021 às 18:15

Com o objetivo de promover capacitação para o público com mais de 50 anos, teve início, nesta sexta-feira (12), o curso Envelhe(SER) na Ativa, ministrado pela VRS Academy, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

A ação é um curso de economia prateada, com foco no público 50+, com temáticas que vão desde autoestima, autorrealização, até a transformação digital e alternativas criativas de renda. As aulas continuam nos dias 19 e 26 de novembro, no auditório do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) Prof. Dr. André Franco Montoro. 

Djalma Benedito dos Santos, 69 anos, cursa o Ensino Médio na Escola de Jovens e Adultos (EJA) e é um dos 30 alunos que se inscreveram para o Envelhe(SER). “Conhecimento nunca é demais e é bom para a nossa sobrevivência. Sei que o curso vai falar de dinheiro e isso é importante, pois não podemos gastar além do orçamento”, afirmou o idoso que estava empolgado com o início das aulas. 

Djalma é um dos alunos do Envelhe(SER)

Envelhe(SER) também é um estímulo à busca de trabalho e/ou negócios que constituam renda para a autonomia e independência deste grupo etário. Luciana Corrêa é professora do curso e da VRS Academy e explica que, no Brasil, nos próximos anos, 45% da população economicamente ativa terá pelo menos 45 anos. “Vamos abordar conteúdos práticos para promover o envelhecimento economicamente ativo da população, seja individual ou para a coletividade de forma geral. Serão trabalhados três principais tópicos, o SER, o SABER e o TER. É um curso que visa à promoção coletiva do conhecimento”, conta Luciana. 

“A parceria com a VRS Academy tem foco no estímulo do grupo etário 50+ para a manutenção ou reinserção da presença ativa deste público na economia. Essa é mais uma parceria que promove a capacitação das pessoas e de mão de obra qualificada”, lembra o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi. 

Curso é voltado para estimular a autonomia e independência da economia prateada

“A VRS Academy já nos ofereceu a capacitação para a escola de pais, que foi um sucesso entre os participantes. Agora, o Envelhe(SER) volta o olhar para o envelhecimento da população ao oferecer novas oportunidades aos alunos do CMEJA, que são pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a educação formal dentro do período regular. Boa parte dos alunos jovens e adultos volta aos estudos para que possa se qualificar para o mercado de trabalho”, conclui a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/12/parceria-promove-curso-de-economia-prateada-para-publico-50/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original