Estudantes vivenciam aula com interdisciplinaridade e desemparedamento na EMEB Pedro de Oliveira
Publicada em 18/11/2021 às 10:23Os alunos do 4º ano H, da Escola Inovadora EMEB Pedro de Oliveira aprendem, na prática, como a interdisciplinaridade pode ser aplicada fora dos livros e cadernos. A professora Lígia Fernanda Batista trabalha conceitos de disciplinas como Matemática, Geografia, Ciências, História e Língua Portuguesa em uma mesma atividade, a construção de um relógio no chão da área externa da escola.
A atividade pode parecer simples, mas envolve muitas etapas e aprendizagens. Como primeiro passo, os estudantes mediram a altura uns dos outros, fizeram um comparativo para identificar quais possuem a altura semelhante, para que pudessem ser o centro da medida do relógio, utilizando estimativa. Em seguida, os estudantes deitaram no chão para serem a orientação para o desenho do círculo do relógio. Na sequência, com levantamento de hipóteses e baseados nas aulas já assistidas, os estudantes indicaram a localização do Norte, que foi acertada e confirmada pela bússola. A partir de então, as crianças completaram o relógio, escrevendo os números que representam as horas.
A aluna Luiza Lima Rodel, 10 anos, esteve na liderança de um dos grupos. “Eu gosto desta atividade, porque mostrou que as diferentes matérias podem estar ligadas umas às outras, como a matemática, geografia, ciências. Quando colocamos em prática o que aprendemos nos livros, fica mais fácil de lembrar e entender”, disse Luiza.
“Essa atividade envolve diversas disciplinas e trabalhamos fração, ângulo, oralidade e expressão, pontos cardeais, relação com o corpo, hipóteses, dedução, validação, entre outros pontos. Além de desenvolver o raciocínio nos pontos explorados, ainda atuamos com a autonomia, trabalho em equipe e resolução de problemas”, contou a professora que explicou que a ideia de trabalhar a interdisciplinaridade foi ampliada após uma capacitação sobre o tema, com a autora de livros didáticos e Doutora em Ensino em Matemática, Eliane Reame, no Mundo das Crianças.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, salienta que a capacitação dos educadores e atividades em desemparedamento resultam na educação de boa qualidade preconizada pela Escola Inovadora. “Após passar por uma formação, as ideias da professora Lígia foram potencializadas e, junto com as aulas em ambientes externos, conseguiu levar para os estudantes a importância que a interdisciplinaridade tem na aplicação do cotidiano”, declarou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original