EMEB Candelário de Freitas ganha mural com grafite que tem co-produção dos alunos
Publicada em 24/11/2021 às 08:35A fachada da Escola Inovadora EMEB Joaquim Candelário de Freitas ganharará cores, formas e desenhos da arte urbana, com técnicas de grafite. Dentre os diferenciais que a maior unidade da Escola Inovadora de Jundiaí vai receber, está a pintura do muro com o artista João Nove, um trabalho que é realizado em co-criação com os alunos da escola.
Para envolver as crianças, primeiramente as professoras apresentaram o trabalho do artista para os estudantes que, depois, produziram desenhos baseados na arte do João Nove, que esteve na escola, na última semana, em um bate-papo com os alunos, para conversar sobre seu trabalho e também sobre a arte que será realizada na escola.
“O encontro é importante para que possamos nos conhecer. Eles se inspiraram nas minhas obras e eu me inspiro neles e assim nasce uma co-criação. Vou trabalhar com as imagens mais recorrentes dos desenhos apresentados pelas crianças e traduzir para a minha linguagem. Essa é uma experiência muito rica e pude ver que os alunos estão empolgados, animados e com alegria e brilho nos olhos”, contou o artista.
Aos 9 anos, Alice Bardi da Fonseca, já tem talento para as artes e, inspirada no trabalho de João Nove, apresentou sua proposta. “Meu desenho foi inspirado no que o João Nove já fez, mas coloquei flores para ficar mais do meu jeito. Vai ser muito legal quando os desenhos estiverem na fachada da escola e sabermos que ajudamos a criar”, contou com alegria a estudante.
O envolvimento das crianças faz parte da pedagogia da escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagens de Reggio Emilia-Itália. “Nossos meninos e meninas participaram de todo o processo desde o início, com sugestões e soluções para o projeto. Agora, eles estão envolvidos com a pintura do mural e poderão ver a arte que inspiraram todos os dias ao entrarem na escola. Essa é a nossa Escola Inovadora, que realmente coloca as crianças para participarem dos processos”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
O trabalho a ser realizado pelo artista é um mural em grande formato com técnicas de grafite. João Nove já trabalhou com crianças em projetos de co-criação em São Paulo e outras cidades do país e do mundo.
A EMEB Joaquim Candelário de Freitas vai contar com três pavimentos, 20 salas de aula, quadra coberta, biblioteca, auditório, elevador e vai contar com dispositivos sustentáveis como energia fotovoltaica e água de reuso. As obras estão em fase de conclusão.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original