EMEB Candelário de Freitas ganha mural com grafite que tem co-produção dos alunos

Publicada em 24/11/2021 às 08:35

A fachada da Escola Inovadora EMEB Joaquim Candelário de Freitas ganharará cores, formas e desenhos da arte urbana, com técnicas de grafite. Dentre os diferenciais que a maior unidade da Escola Inovadora de Jundiaí vai receber, está a pintura do muro com o artista João Nove, um trabalho que é realizado em co-criação com os alunos da escola.

Para envolver as crianças, primeiramente as professoras apresentaram o trabalho do artista para os estudantes que, depois, produziram desenhos baseados na arte do João Nove, que esteve na escola, na última semana, em um bate-papo com os alunos, para conversar sobre seu trabalho e também sobre a arte que será realizada na escola.

Alice já montou sua proposta de desenho inspirada na arte de João Nove

“O encontro é importante para que possamos nos conhecer. Eles se inspiraram nas minhas obras e eu me inspiro neles e assim nasce uma co-criação. Vou trabalhar com as imagens mais recorrentes dos desenhos apresentados pelas crianças e traduzir para a minha linguagem. Essa é uma experiência muito rica e pude ver que os alunos estão empolgados, animados e com alegria e brilho nos olhos”, contou o artista. 

Aos 9 anos, Alice Bardi da Fonseca, já tem talento para as artes e, inspirada no trabalho de João Nove, apresentou sua proposta. “Meu desenho foi inspirado no que o João Nove já fez, mas coloquei flores para ficar mais do meu jeito. Vai ser muito legal quando os desenhos estiverem na fachada da escola e sabermos que ajudamos a criar”, contou com alegria a estudante.

Homem está à frente de um auditório com crianças
João Nove conversou com os estudantes da EMEB Candelário para a co-criação do mural

O envolvimento das crianças faz parte da pedagogia da escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagens de Reggio Emilia-Itália. “Nossos meninos e meninas participaram de todo o processo desde o início, com sugestões e soluções para o projeto. Agora, eles estão envolvidos com a pintura do mural e poderão ver a arte que inspiraram todos os dias ao entrarem na escola. Essa é a nossa Escola Inovadora, que realmente coloca as crianças para participarem dos processos”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

O trabalho a ser realizado pelo artista é um mural em grande formato com técnicas de grafite. João Nove já trabalhou com crianças em projetos de co-criação em São Paulo e outras cidades do país e do mundo.

A EMEB Joaquim Candelário de Freitas  vai contar com três pavimentos, 20 salas de aula, quadra coberta, biblioteca, auditório, elevador e vai contar com dispositivos sustentáveis como energia fotovoltaica e água de reuso. As obras estão em fase de conclusão.

Prédio com entrada com vidros, paredes branca com detalhes cinzas e barra azul claro.
Fachada da EMEB Candelário vai receber mural com co-criação entre estudantes e João Nove



Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/24/emeb-candelario-de-freitas-ganha-mural-com-grafite-que-tem-co-producao-dos-alunos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original