Dia Mundial de Luta contra Aids: data marca importância do cuidado e fim do preconceito
Publicada em 01/12/2021 às 16:47Em 1º de Dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Instituído mundialmente em 1988, a cidade de Jundiaí comemora a data desde 1995, com ações tanto sobre prevenção à infecção pelo Vírus do HIV, quanto sobre o tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, AIDS, e conscientização da população sobre preconceitos, discriminação e desinformação. Concomitante, desde 2013, ocorre a Campanha Fique Sabendo, com intensificação na testagem rápida para HIV e Sífilis. Jundiaí oferece, pela rede de Saúde, além de informação sobre como se proteger, testes e atendimento especializado para os casos positivos.
De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Lurdes Munhoz, a população não deve ter receio de buscar por atendimento e os testes, oferecidos gratuitamente. “Jundiaí conta com uma rede estruturada e completa para o cuidado integral da população. Ao ser diagnosticada com HIV, o acompanhamento é feito por equipe multiprofissional, que darão o suporte e acolhimento necessário, bem como o protocolo medicamentoso necessário para a pessoa e sua família”, detalha.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferta testes rápidos gratuitamente de segunda a sexta-feira, até o dia 7 de dezembro, das 7h às 17h, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento médico. O cuidado também contempla os tratamentos PEP e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição e Profilaxia Pós-Exposição, respectivamente), medidas de prevenção com medicamentos contra o HIV.
Em dezembro, a partir do dia 1º – Dia Mundial de Luta contra a Aids – , a campanha estadual Fique Sabendo é iniciada com o objetivo de ampliar o acesso da população aos testes de HIV e Sífilis, tendo em vista a importância do diagnóstico precoce para a garantia da qualidade de vida das pessoas, além da diminuição da transmissão involuntária. As UBSs e o CTA oferecerão os testes. Outras ações também serão realizadas ao longo do mês para conscientização.
De acordo com a coordenadora do CTA, as pessoas sexualmente ativas devem realizar testagem para o HIV, Sífilis, dentre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) periodicamente. “O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS e a campanha Fique Sabendo servem para sanar preconceitos e desinformação com relação à doença e aqueles que a portam”, finaliza. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Jundiaí registrou, entre janeiro a novembro de 2021, 99 casos de HIV.
O CTA fica na rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo. O telefone para contato é (11) 4527-3770. O atendimento também é feito, para dúvidas, pelo e-mail cta@jundiai.sp.gov.br.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino