Jundiaí 365 anos: noite de festa no Solar do Barão abre as comemorações de aniversário
Publicada em 01/12/2021 às 22:06A abertura da tradicional exposição de presépios no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão deu início, na noite desta quarta-feira (01), às comemorações pelo aniversário dos 365 anos de Jundiaí.
A noite contou ainda com as apresentações da Banda São João Batista e do grupo Musical Vivace, que, além dos clássicos natalinos, também trouxeram em seus repertórios canções contemporâneas, aprovadas pelo público.
Outra novidade aprovada pelo público foi o “Caminho de Luzes” nos jardins do Solar. A atração, montada com 14 mil lâmpadas de LED, está localizada perto do acesso pela rua Rangel Pestana, que ficará aberto durante o período e que recentemente ganhou as intervenções artísticas da campanha Pé de Infância.
A Prefeitura de Jundiaí, prezando pela economicidade dos recursos públicos e também em respeito às famílias vítimas da COVID-19, assim como feito com o Carnaval, a gestão não realizou o tradicional enfeite natalino das ruas e avenidas. Em contrapartida, os recursos foram utilizados para aplicação em revitalização da iluminação da praça Governador Pedro de Toledo, sinalização viária para segurança de motoristas e pedestres, implantação de mais lixeiras, além da realização das atividades festivas gratuitas para a população como as apresentações da Orquestra Municipal de Jundiaí, exposição de presépio, entre outras ações que oferecem cultura e desenvolvimento social para os jundiaienses.
“O investimento com respeito ao dinheiro público é marca da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado. Além das melhorias citadas o programa Centro Seguro, da Guarda Municipal, foi reforçado, para garantir a segurança dos consumidores, trabalhadores e lojistas. Também foram feitas adequações nas linhas do transporte público para melhor atender a população no período das compras natalinas”, frisa o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O vice-prefeito Gustavo Martinelli falou da alegria da comemoração. “Esta noite é só a primeira de uma extensa programação preparada pela Prefeitura para comemorar a data, que inclui, por exemplo, a entrega da Emeb Joaquim Candelário de Freitas, na vila Hortolândia, e a Nova UBS da Agapeama, verdadeiros presentes para a cidade”.
Segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, momento marca a retomada gradual das atividades culturais. “Até o dia 19 a Prefeitura preparou uma série de atrações, tanto aqui no Centro, quanto nos bairros, atendendo a uma política pública de descentralização da oferta de atividades culturais. Pela ação ‘OMJ nos Bairros’, a Orquestra Municipal de Jundiaí fez a sua apresentação no Fazenda Grande também esta noite. Convido a todos para que confiram a programação e prestigiem a retomada gradual das atividades dos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura”.
O vereador Faouaz Taha, presidente da Câmara Municipal, também enalteceu a alegria da noite, que, para ele, marca a retomada dos tempos de confraternização.
O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE), Mark William, falou da retomada do comércio após o período de pandemia e abriu as comemorações do “Natal Luz do Centro”, que contará, entre tantas atrações, com sessões noturnas de projeções luminosas mapeadas sobre a Catedral Nossa Senhora do Desterro.
Com quase 400 presépios, a exposição no Solar traz os trabalhos de diversos artistas da região, além da contribuição de amigos do museu, que emprestaram seus acervos de família para ficarem à mostra durante o período.
A pequena Angélica Calheiros Antonio, de sete anos, expôs pela primeira vez um presépio que montou com muita inspiração e diversos elementos do cotidiano. “Quem me inspirou a participar foi minha avó Lúcia e minha tia Laudicéia, que também estão expondo. Junto com os personagens, pensei em incluir pedras que indicassem o caminho para os pastores até o menino Jesus, além de anjos feitos com rolha e rolo de papel, e a manjedoura feita com caixa de leite”, explicou a aluna da Emeb Flávio D’Angieri (Anhangabaú), acompanhada dos pais Diógenes e Márcia.
A exposição de presépios segue para visitação gratuita até o dia 06 de janeiro. Até o dia 23 de dezembro, o Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Após o dia 23, o Museu abre todos os dias, das 10h às 17h, com exceção dos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, e 01 e 02 de janeiro, quando permanece fechado.
Toda a programação do aniversário da cidade pode ser consultada no site Jundiaí 365 anos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
27/12/2024
Arquivo Histórico levará o nome da professora Maria Angela Borges Salvadori
-
27/12/2024
Parceria com a Dinamarca garante mais um intercâmbio para bailarinos da Cia. Jovem de Dança
-
27/12/2024
Museus em Jundiaí são atração no mês de dezembro
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
Baixe as fotos desta notícia na resolução original