Patrulha Agrícola oferece serviços dentro de propriedade rural
Publicada em 03/12/2021 às 18:12A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) lançou, nesta sexta-feira (3), o programa Patrulha Agrícola, que oferece a execução de serviços dentro das pequenas propriedades rurais. A ação foi realizada na Unidam (Unidade de Desenvolvimento Ambiental) e contou com a presença de produtores rurais.
A patrulha agrícola mecanizada é o conjunto de equipamentos agrícolas destinados exclusivamente à execução de serviços nas propriedades rurais efetivamente produtivas de Jundiaí. O objetivo é promover a conservação do solo, plantio e manejo de culturas, correção de acidez e fertilidade.
“Essa é uma antiga demanda e anseio dos agricultores de Jundiaí, mais uma ação que mostra que o município tem políticas públicas bem estruturadas. Por meio de decreto, poderemos realizar serviços dentro das propriedades rurais, priorizando o pequeno agricultor, que tem dificuldade em mecanizar sua produção e ampliar o leque de produção”, explicou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Será oferecido o maquinário, como a mão de obra especializada para operar os equipamentos. O uso destina-se, exclusivamente, para as operações agrícolas nas propriedades com características rurais efetivamente produtivas do município de Jundiaí e/ou em hortas comunitárias.
O produtor de uvas João Bardi comemorou o lançamento do programa. “É excelente, as pequenas propriedades poderão ser beneficiadas. Eu já aderi!”, declarou. O sentimento de alegria foi compartilhado pelo pecuarista Wilson Luiz Torquato. “Jundiaí estava precisando desse programa. Agora poderemos receber os serviços na propriedade, o que vai nos ajudar muito”, afirmou.
O acompanhamento da execução dos serviços nas propriedades rurais será realizado sob supervisão do produtor rural, Gilberto Bardi, que coordena o programa junto à UGAAT. Pela execução dos serviços realizados nas propriedades rurais será cobrado preço público no valor de R$ 55,00 hora/máquina. “A equipe técnica da UGAAT irá visitar a propriedade, fazer o levantamento dos serviços necessários e das horas previstas para uso do maquinário. Em caso de situação de vulnerabilidade, o subsídio pode chegar a 100%”, explica a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.
Os interessados deverão fazer a inscrição das propriedades rurais no Departamento de Agronegócio da UGAAT, e estas tem de estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de apresentar alguns documentos complementares.
- Trator – New Holland (doação SAA);
- Pulverizador de barras (doação SAA);
- Calcariadora (doação SAA);
- Plantadora (doação SAA);
- Plaina (Município Agro Ciclo 2019/2020);
- Subsolador (Município Agro Ciclo 2019/2020);
- Sulcador (Município Agro Ciclo 2019/2020);
- Roçadeira (Município Agro Ciclo 2019/2020).
Os interessados deverão promover a inscrição das propriedades rurais no Departamento de Agronegócio da UGAAT, constar no cadastro da Universidade de Produção Agrícolas (UPA), estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí, estar inscrita no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Os vereadores Adilson Pereira Junior e Edicarlos Vieira acompanharam o lançamento do programa Patrulha Agrícola.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
Nota Oficial – Prefeitura alerta para possível golpe aos agricultores e empresários da cidade
-
17/12/2024
Programa “Vovô bem-vindo” tem último passeio do ano nesta sexta-feira (20)
-
13/12/2024
Jundiaí conquista 3º lugar no Ranking Município Agro e reforça posição entre as melhores do Estado
-
06/12/2024
Vovô Bem-Vindo: passeios gratuitos seguem até o dia 20 de dezembro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original