16ª Olimpíada de Redação: selecionado na categoria Pré-Mirim foi incentivado por professora

Publicada em 08/12/2021 às 14:50

Aos 9 anos, Enzo Eduardo Martins Gomes, já conquista o título de 5º lugar da categoria Pré-Mirim, da Olimpíada de Redação promovida pela Biblioteca Municipal Nelson Foot. O garoto é aluno da EMEB Armanda Santina Polenti e gosta de ler e escrever sempre recebeu o incentivo da família e, em especial pela professora Marlene Possari, que o incentivou a participar do concurso de abrangência nacional.

Com o título “Grandes Sonhos”, o texto do Enzo foi escrito sob o gênero literário de verbete poético, exigido pela sua categoria. Para trabalhar o gênero, não tão comum, e ajudar as crianças a entender as características necessárias no texto, Marlene desenvolveu atividades em sala de aula. “Por meio de uma atividade que envolveu movimento e ludicidade, trabalhei com eles um jogo de palavras. Eu dizia as palavras e eles tinham que me dar a definição”, explicou a professora. “Mas não era só dar um significado, tinha que ser o que vinha do coração”, complementou Enzo. 

As atividades desenvolvidas foram um sucesso e ajudaram Enzo a ser um dos 16 estudantes da rede municipal de ensino, vencedores da 16ª Olimpíada de Redação. A notícia do prêmio foi para a família de Enzo uma alegria e chegou em um importante momento. A mãe, Jéssica Borges Martins, estava hospitalizada na noite da divulgação dos finalistas e contou que recebeu a ligação da professora para avisar sobre o prêmio. “No início não tinha entendido a dimensão da conquista. Estamos muito orgulhosos dele. Acredito que a notícia me ajudou na recuperação, pois me deu uma injeção de ânimo”.

Enzo é um dos vencedores da Olimpíada de Redação e foi incentivado pela professora Marlene

Ao receber a notícia, Enzo se emocionou. “Eu estava na casa da minha tia e minha mãe me ligou. Quando eu soube, até chorei de emoção”, lembrou o estudante que contou sobre os planos para o prêmio de R$ 1,3 mil conquistado por ele. “Eu falei que compraria o material escolar do próximo ano, mas meus pais disseram que não precisa, que é para eu usar para comprar o que eu quiser. Já decidi que vou dar presente para meus pais, minha irmã e para mim”, disse.

Enzo ainda fez as lágrimas escorrerem de emoção pelo rosto da professora Marlene. “Ela é muito importante, como se fosse uma segunda mãe para mim, ela me ajuda e me corrige. Já marcou minha vida para sempre. Ela é uma professora que eu amo”. A inspiração despertada pela educadora vai além do estímulo de escrever e participar da Olimpíada. “Ela me inspira e por isso eu quero ser professor quando crescer”, declarou.

Marlene inspirou Enzo a querer ser professor

A Olimpíada de Redação é uma das ações da Escola Inovadora, programa implantado em 2018 que promove ações e atividades que visam à educação de boa qualidade. “Incentivar a leitura e escrita faz parte das diretrizes da Escola Inovadora. Capacitamos os educadores para que eles possam oferecer abordagens e conteúdos para despertar a potência das crianças”, concluiu a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/08/16a-olimpiada-de-redacao-selecionado-na-categoria-pre-mirim-foi-incentivado-por-professora/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original