Direitos Humanos são foco de fórum transmitido ao vivo

Publicada em 13/12/2021 às 17:46

O Fórum Municipal de Direitos Humanos ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), em formato on-line, e foi realizado pela Unidade de Gestão da Casa Civil em parceria com a TVTEC Jundiaí. O objetivo do evento é debater e aproximar a sociedade da temática acerca dos direitos humanos. 

Participaram da mesa de debate online o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, e o professor, advogado e recém-eleito presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Úngaro. Além das participações do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e do presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha.

O prefeito Luiz Fernando participou da abertura direto de seu gabinete

“É preciso levar a discussão sobre direitos humanos para além de nossos muros e chegar às pessoas, pois quando a sociedade participa e coloca suas observações, nossa chance de acerto, com políticas públicas eficazes, é sempre maior”, declarou Luiz Fernando. “A Câmara Municipal é a casa do povo e aqui diariamente discutimos e trabalhamos com assuntos que dizem respeito aos direitos humanos. Para nós, o bom debate e o diálogo são fundamentais”, apontou Faouaz.

Maryssael lembrou dos importantes órgãos municipais que ajudam a dar voz e participação aos mais diferentes membros da sociedade civil. “Hoje, a prefeitura conta com o NAPP (Núcleo de Articulação de Políticas Públicas), composto por sete assessores, como o dos Direitos Humanos e o da Pessoa Idosa, além de assessorias técnicas e o acompanhamento a 34 Conselhos Municipais voltados aos mais diferentes grupos sociais, o que nos permite falar em pluralidade, indo ao encontro das necessidades de nossos moradores.”

Em seus apontamentos, Gustavo Úngaro recordou que a base legal para a garantia dos Direitos Humanos é fruto da construção da humanidade há séculos, através de conquistas gradativas. “É uma agenda que deve envolver a todos, já que se trata de direitos fundamentais à nossa vida, à nossa participação nos rumos da sociedade e ao nosso acesso, por exemplo, às informações de órgãos públicos.”

A apresentadora Priscila Corrêa e os convidados Gustavo Úngaro e Gustavo Maryssael no estúdio da TVTEC

A realização do evento também teve a articulação da gestora adjunta da Casa Civil, Carmen Martins Juncal Tubini, e do assessor de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida. A transmissão foi feita a partir do estúdio da TVTEC, no Complexo Argos. “Além de sermos uma escola pública-municipal voltada às novas tecnologias, temos como função levar a informação de utilidade pública às pessoas, por meios de eventos como o Fórum Municipal de Direitos Humanos”, explicou a superintendente da Fundação TVTEC, Monica Gropelo.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/13/direitos-humanos-sao-foco-de-forum-transmitido-ao-vivo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original