Jubileu da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot celebra histórias da cidade

Publicada em 15/12/2021 às 08:59

Com o tema “50 anos tecendo histórias”, a comemoração das cinco décadas da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF), celebrado na noite de terça-feira (14), contou com homenagens a personalidades que contribuíram para a Educação e a leitura na cidade, exposições e inauguração de novo espaço para mostras, denominado do “Espaço de Exposições Sônia Cintra”, uma forma de reconhecer todas contribuições que a escritora, poetisa e professora deixou, para o município e a comunidade jundiaiense, cidade onde viveu grande parte de sua vida.

CONFIRA AS FOTOS

“A Biblioteca Municipal comemora 50 anos. A celebração foi realizada no dia do aniversário da cidade, unindo duas importantes datas. A Biblioteca é um importante espaço para a educação de boa qualidade oferecida pela Escola Inovadora, não apenas para os estudantes da rede municipal, mas para toda a população”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, que representou o prefeito no evento noturno, o jubileu de ouro da BNF, – como é carinhosamente identificada -, é um marco para a cidade. “Nossa biblioteca é um espaço vivo para a sociedade, atendendo a todas as idades, proporcionando o conhecimento e o crescimento educacional e cultural”, salientou, aproveitando para agradecer a todos os que contribuíram ao longo da trajetória da biblioteca.

Entre os homenageados, o patrono da BNF, Professor Nelson Foot, filho de imigrantes italianos, que viveu em Jundiaí e contribuiu para o desenvolvimento da Educação na cidade. De acordo com o sobrinho neto Francisco Foot Hardman, que também é professor, o trabalho desenvolvido pela biblioteca tem valor incalculável. “A Educação é o caminho para a transformação”, ressaltou.

Com homenageados, gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques descerra placa de comemoração aos 50 anos da BNF e inauguração de espaço de Exposições Sônia Cintra

Homenageados

  • Neizy Cardoso, quem receberá a placa será a filha, Maria Luísa – Em agradecimento ao empenho e trabalho devotados à literatura, educação e cultura de Jundiaí, escolhemos a Profª. Neizy como representante dos diretores que já passaram por esta instituição, por sua valiosa contribuição a este espaço, permitindo que ele se tornasse um local onde cultura e educação se unem em ações que valorizam a leitura e a escrita.  
  • Antônio Fernandes Panizza – Em agradecimento à indicação do patrono, Professor Nelson Foot, uma personalidade jundiaiense que sempre acreditou na importância da literatura como estratégia para o crescimento do indivíduo e da sociedade, uma visão alinhada à natureza desse equipamento. 
  • Prof. Nelson Foot, representado por seu neto, Newton Foot (neto) e seu sobrinho, Francisco Foot Hardman – Homenagem ao ilustre Professor Nelson Foot, patrono da Biblioteca, é uma forma de reafirmar o valor e importância de sua contribuição à Educação de Jundiaí.  
  • Gedeone Malagola, representado por sua filha, Gisele Malagola – Patrono da Gibiteca.  Homenagem em agradecimento as suas contribuições ao universo dos quadrinhos para o Brasil e o mundo. 
  • Thereza Christina Ferreira Doria – Sua contribuição como bibliotecária desta instituição foi um dos fatores essenciais para a construção e consolidação da história da Biblioteca no município. 
  • Clayde Marine dos Santos – Para representar todos os funcionários que estão no quadro atualmente, bem como os que já saíram, seja por aposentadoria, desligamento ou mudança de setor, elegemos a Clayde Marine dos Santos por ser a funcionária com mais tempo de trabalho devotado à Biblioteca: foram 25 anos de muito trabalho e dedicação.  
  • Manoel de Jesus Carvalho – Representa todos os sócios que a biblioteca já teve nestes 50 anos, sem os quais não seria possível tecer os fios desta história. Elegemos o sr. Manoel em agradecimento por estar presente em nosso fazer cotidiano sempre com a oferta de um “bom dia” afável e um sorriso carinhoso no rosto.
  • Miguel Haddad – Em agradecimento por todo o apoio e empenho dedicados à construção e manutenção da nossa querida Biblioteca, ao longo de sua trajetória. 
  • Jorge Luis Vernaglia – A escolha do Jorge se deu pelo trabalho e empenho devotados ao projeto da Biblioteca Nelson Foot. Esperamos demonstrar toda a nossa gratidão por sua contribuição em ofertar à população de Jundiaí um ambiente aconchegante e acolhedor para desfrutar da leitura e de outros serviços. 
  • Arakém Martinho – O  arquiteto e urbanista foi responsável por importantes obras na cidade, como o Paço Municipal, sede do poder executivo e do projeto de restauração do Complexo Argos.
História da biblioteca é contada em imagens expostas na BNF; visitação foi aberta na noite de ontem

Agradecimentos

  • Marina Petroni – A equipe BNF agradece carinhosamente à Profª Marina Petroni pelo apoio na pesquisa, na curadoria dos documentos e na elaboração da história contada na exposição BNF: 50 anos tecendo histórias. 
  • Homenagem Especial:  Sônia Maria de Araújo Cintra. Representada por seus filhos, Sandra e Fernando.

Com a filha Vitória, de apenas 2 anos nos braços, Giorgio Alberto da Silva, morador na Vila Nambi, acompanhava a celebração e as homenagens feitas no espaço da BNF. “Somos frequentadores assíduos da biblioteca. Leio para minha filha desde que ela tinha dois meses de idade. Semanalmente faço empréstimo de livros de literatura infantil para ler em casa e, aqui, ela se diverte com toda a programação oferecida gratuitamente. É um espaço de qualidade aberto a todos”, elogiou.

Para a diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura, Cícera Aparecida Escoura Bueno, o espaço e as pessoas que contribuíram com a história da BNF, fazem parte do desenvolvimento da cidade. “A BNF é um organismo vivo, que acolhe a todos que aqui chegam com um sorriso dos servidores e funcionários. A homenagear aqueles que, de alguma forma contribuíram com os 50 anos da BNF, é agradecer pelo trabalho dedicado à Educação”, comentou.

Histórico

A Biblioteca Pública de Jundiaí foi criada pela Lei nº 1.656, de 11 de dezembro de 1969, foi inaugurada em 18 de dezembro de 1971, junto ao Museu e à Diretoria de Ensino e Assuntos Gerais na Praça dos Andradas.

Durante suas cinco décadas, suas atividades aconteceram em diversos espaços da cidade. Entre 1972 e 2006 ocupou o prédio da EE Siqueira Morais, localizado na Rua Barão de Jundiaí. No período entre setembro de 2006 e setembro de 2012 esteve na Sala Cecília Meireles, no Complexo Argos.

Embora permaneça na Argos, desde 22 de setembro de 2012, a BNF passou a funcionar em uma área de 2.840 m2. O espaço foi projetado para suas diversas atividades, com iluminação natural e vários ambientes para acolher as pessoas: área de convivência, gibiteca, espaço infantojuvenil, áreas de leitura e estar, sala de estudo, auditório com 88 lugares, área de exposição, área de acervo. Coloca à disposição dos usuários acesso à internet, wi-fi e terminais de consulta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/15/jubileu-da-biblioteca-municipal-professor-nelson-foot-celebra-historias-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original