Saúde de Jundiaí implanta sistema de teleinterconsulta com foco na agilidade e conforto para o paciente

Publicada em 15/12/2021 às 14:22

A Prefeitura de Jundiaí apresentou, nesta quarta-feira (15), o sistema de teleinterconsulta, em transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Prefeitura de Jundiaí e TVTEC. Tecnologia implementada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que, além de agilizar o atendimento para a população com uma consulta integrada entre o médico da Atenção Básica e um especialista, reduz as filas de espera e incrementam as ações direcionadas para Cidade Inteligente. A apresentação faz parte das comemorações aos 365 anos de Jundiaí.

CONFIRA AS FOTOS

A implantação do sistema é realizada de forma gradativa, com três especialidades já inseridas no sistema on-line. Ao todo, serão oferecidas 1,5 mil consultas de 10 especialidades. O investimento é de R$ 199.950,00 por mês.

“Jundiaí é uma cidade que tem a Saúde como um dos destaques no cenário nacional. Investir em eficiência e resolutividade para a população é proporcionar mais qualidade de vida para o morador. Ao longo dos anos, a administração tem investido para promover Jundiaí para as primeiras colocações entre as cidades inteligentes brasileiras. A inclusão da tecnologia no atendimento médico é mais um passo sentido à Smart City”, avalia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Todas as 35 UBSs de Jundiaí já estão equipadas e habilitadas no uso da tecnologia. A expectativa é equalizar a fila de espera para Cardiologia em até 30 dias e em Neurologista em até 60 dias.

Laura dos Santos, 47 anos, é hipertensa, mora no Jundiaí Mirim e nesta quarta-feira (15), passou por consulta na Nova UBS Jundiaí Mirim com o seu clínico geral e, de maneira remota, com a cardiologista. “Estou muito satisfeita com a consulta. Fui atendida pelo meu médico da unidade e pela especialista, que foi extremamente atenciosa. Se fosse pelo sistema convencional, demoraria mais e ainda teria de me deslocar para outro espaço para me consultar”, contou.

O gestor de Promoção de Saúde Thiago Texera esteve na Nova UBS Jundiaí Mirim para realizar a transmissão da

Funcionamento
Numa conexão virtual, o médico da UBS aciona o médico especialista para o atendimento em conjunto do paciente presencialmente. “É uma junta médica para um único paciente, com a vantagem de estar na sua UBS, ou seja, perto de sua casa, sem a necessidade de deslocamentos. Reduz tempo, agiliza atendimento e também esperamos conseguir reduzir o absenteísmo, já que muitas pessoas não dão continuidade ao cuidado em saúde por ter a necessidade de agendar e se deslocar”, argumenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

O embrião do teleinterconsulta foi iniciado em Jundiaí, em 2020, durante o pico da pandemia da COVID-19, com a telemedicina. Os resultados positivos aceleraram o processo, com a inclusão de especialista em um novo formato de atendimento presencial. Os avanços tecnológicos em Saúde ainda englobam exames de eletrocardiograma realizados na própria UBS e laudados via sistema remoto, em menos de 15 minutos. No próximo ano, a inclusão será do prontuário eletrônico do paciente, ação que proporcionará maior resolutividade aos atendimentos.

Laura passou por consulta com o médico da Nova UBS Jundiaí Mirim, Fábio Savoy e a médica cardiologista Rafaela Vieira Franklin

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/15/saude-de-jundiai-implanta-sistema-de-teleinterconsulta-com-foco-na-agilidade-e-conforto-para-o-paciente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original