Retrospectiva 2021 – Hospital Universitário conquista selos e avança na qualificação do serviço

Publicada em 24/12/2021 às 08:00

O Hospital Universitário (HU) de Jundiaí encerra o ano de 2021 com muitas realizações. Entre avanços em sistemas de qualificação e investimentos em estrutura, o hospital de alta complexidade materno e infantil foi selecionado para participar de projeto nacional para redução de intercorrências e aprimorar a segurança dos pacientes.

O hospital presta assistência integral e sistematizada para toda a população da região, de forma gratuita, oferecendo atendimento multiprofissional. Para isso, conta com uma estrutura física de 8.487m² e uma equipe de cerca de 900 profissionais, entre colaboradores e médicos. Mensalmente são: 300 partos, 200 cirurgias, mais de 2700 atendimentos no Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia e a aproximadamente 3,6 mil atendimentos no Pronto-Socorro Infantil.

Em janeiro, alcançou a segunda etapa da verba da Rede Cegonha e com isso novos equipamentos para o parque tecnológico da UTI Neonatal foram adquiridos. A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que preconiza a organização de uma rede de cuidados materno-infantil, estabelecida pela portaria nº1459, de 24 de janeiro de 2019. A Rede visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, do parto e ao puerpério, bem como a criança o direito ao nascimento seguro.

A instituição conquistou a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2, em março. Resultado da busca constante da melhoria de seus processos internos e de sua estrutura que tem como objetivo atender com excelência e segurança não só seus pacientes, mas também seu corpo médico e de seus profissionais. “Trata-se de um reconhecimento nacional para a rede de saúde de Jundiaí. O mérito é dos profissionais do hospital que se dedicam diariamente para oferecer a melhor assistência desde as primeiras horas de vida”, avalia.

Trata-se do reconhecimento da mais importante e respeitada entidade avaliadora da qualidade dos serviços de saúde do País, integrante de organizações internacionais que atuam nos Estados Unidos, França Canadá e Reino Unido. O HU também coleciona selos de Hospital Amigo da Criança e de Amigo do Meio Ambiente.

Selo ONA Nível 2 foi recebido em março, em solenidade no auditório

O anfiteatro foi reinaugurado em julho após ser todo remodelado. Foi realizada a substituição do piso, do palco, das poltronas e transformamos o espaço em um ambiente mais moderno e com acessibilidade. Neste espaço, além de palestras, reuniões e cursos, são realizadas aulas com os alunos da FMJ.

Em agosto, o Hospital Universitário de Jundiaí foi escolhido para fazer parte o projeto “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS. Esse projeto é do Ministério da Saúde e tem como objetivo a redução das infecções hospitalares a nível nacional, promovendo o suporte técnico e metodológico para que os hospitais selecionados possam implementar ou aprimorar o seu desempenho na segurança do paciente por meio da aplicação de diretrizes de práticas seguras para prevenção de infecção. A iniciativa selecionou 204 instituições e o HU está entre eles. Cada grupo de 34 hospitais será acompanhado por profissionais dos Hospitais de excelência, que compõe o PROADI-SUS. A unidade que é responsável pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como o suporte contínuo e pelas visitas virtuais ou presenciais do Hu é o Hospital Albert Einstein. Obras

O HU encerra o ano com mais uma obra em andamento: a reforma total da nossa cozinha e refeitório. O espaço será ampliado e totalmente modernizado, além de feitas aquisições de equipamentos e mobiliários novos.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/12/24/retrospectiva-2021-hospital-universitario-conquista-selos-e-avanca-na-qualificacao-do-servico/