Em uma semana, atendimento de síndrome gripal cresce mais de 110% acima do pior pico da pandemia COVID-19

Publicada em 11/01/2022 às 08:55

Enquanto na semana entre 27 de dezembro/21 a 2 de janeiro/22 os quatro serviços públicos de atendimento exclusivo para Síndrome Gripal receberam 6.326 pessoas, entre 3 janeiro até o último domingo (9) foram 8.592 pessoas em busca de atendimento por sintomas gripais. O montante é 35% maior que a semana anterior e 113% superior ao pior pico vivenciado ao longo da pandemia da COVID-19 em Jundiaí (entre 15 de março a 21 de março/21, com 4.030 atendimentos). A positividade para COVID-19 também teve aumento em relação à semana anterior: de 23% para 38% em sete dias.

“A grande maioria dos casos é de sintoma leve, que tem como orientação permanecer em isolamento e monitorar os sintomas. Em caso de falta de ar, febre persistente ou ser de grupo de risco, é necessário buscar por serviço de Saúde exclusivo para o atendimento”, detalha o gestor da UGPS, Tiago Texera, lembrando que o impacto nos atendimentos ainda é referente às movimentações do final do ano.

Na comparação com o pior período do ano passado, a positividade para COVID-19 ainda é inferior, mas em crescimento. Enquanto em março cerca de 50% dos testes eram positivos, na semana passada foram 38% dos cerca de 700 testes realizados, em média, por dia.

“A cidade tem adequado serviços, ampliado horário de atendimento com a ampliação de 27% da equipe técnica, mas é essencial que as pessoas mantenham todas as medidas de prevenção como o uso de máscara, álcool em gel e higienização frequente das mãos para evitar a contaminação e exposição de pessoas mais vulneráveis à doença. A vacinação é essencial para reduzir os casos graves”, alerta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí conta com postos específicos para o atendimento à população com a vacinação. Confira abaixo os locais:

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/11/em-uma-semana-atendimento-de-sindrome-gripal-cresce-mais-de-110-acima-do-pior-pico-da-pandemia-covid-19/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original