Durante a programação de Natal e aniversário da cidade, Solar do Barão recebeu mais de 100 mil visitantes

Publicada em 18/01/2022 às 15:57

Entre os dias 01 de dezembro do ano passado e 06 de janeiro, período das comemorações pelo aniversário de 365 anos de Jundiaí e do Natal no Centro, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão contabilizou 101 mil visitantes em sua tradicional exposição de presépios e em seus jardins.

“É disso que tratamos quando falamos de ocupação dos espaços públicos pela população. É muito importante ver as pessoas apropriando-se dos equipamentos culturais e passando por experiências positivas e transformadoras através da Cultura. Tão querido pelos jundiaienses, o Solar viu em dezembro sua visitação ultrapassar os números da Casa das Rosas, museu paulistano também com entrada gratuita e cuja média mensal antes da pandemia era de 40 mil visitantes”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Famílias aproveitaram o período para visitar os espaços culturais de Jundiaí

Durante este período, cumprindo-se as determinações do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), os visitantes puderam conferir a montagem colaborativa com 400 presépios instalados, emprestados por amigos do museu. Também fizeram parte da programação apresentações de artistas locais na sala de espetáculos Jahyr Accioly de Souza e as apresentações especiais com o Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e com o Coral Municipal de Jundiaí, que, das varandas do prédio centenário, encantaram os visitantes espalhados pelos jardins.

Para o diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini, os números são motivo de agradecimento. “Em nome do museu, de todos os seus funcionários e demais colaboradores, ficam os nossos sinceros agradecimentos à população. Passaram pelo museu e seus jardins mais de 100 mil pessoas e não registramos sequer um dano à exposição e às suas estruturas”.

O Museu encontra-se fechado para a montagem de nova exposição.

Já os jardins encontram-se abertos diariamente, com entrada gratuita, das 10h às 17h. No espaço, estão as diversas instalações dos programas municipais Cidade das Crianças e Pé de Infância, como as pinturas de chão alusivas à fauna e flora do rio Jundiaí, a casa da árvore, os brinquedos em madeira para o desenvolvimento motor, e os totens interativos com o canto dos pássaros e as contações de histórias da campanha Pé de Ouvido. “Os visitantes podem ainda aproveitar o espaço para descansar sob a sombra dos pergolados e das árvores e tirar fotos para publicar e marcar as páginas da Cultura no Facebook e Instagram”, comenta Peroni.

Em construção colaborativa, exposição contou com cerca de 400 presépios emprestados por amigos do museu

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/18/durante-a-programacao-de-natal-e-aniversario-da-cidade-solar-do-barao-recebeu-mais-de-100-mil-visitantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original