Plano de Ação da Ponte São João está em execução com investimentos em infraestrutura e segurança

Publicada em 24/01/2022 às 17:49

Gestores e técnicos da Prefeitura de Jundiaí realizaram uma reunião de trabalho, na manhã desta segunda-feira (24), para monitorar os avanços e próximos passos do plano de ação de revitalização da região da Ponte São João. O objetivo é aumentar a presença do poder público no bairro, além de levar serviços públicos que contribuam para reduzir a criminalidade. O plano já foi apresentado à comunidade e em breve ocorrerá uma nova reunião de prestação de contas para apresentar as ações já implantadas, em andamento e outras que ainda estão sendo avaliadas.

Parimoschi (centro) lembrou que são ações integradas com mais 11 áreas de governo para dar mais efetividade aos resultados esperados

Em relação aos trabalhos da Guarda Municipal, foram apresentados na reunião dados referentes ao combate à criminalidade. A Ponte São João conta com o Programa Bairro Seguro (com uma Base Móvel da Guarda Municipal, duas viaturas destacadas unicamente para o bairro e 11 câmeras de videomonitoramento. Neste ano serão instaladas mais 12 câmeras na Ponte e bairros adjacentes. Desde agosto do ano passado, quando teve início a atuação da Base Móvel e, em setembro, o anúncio do Plano de Ação, os números de crimes caíram na Ponte São João – nesse período, a GMJ atendeu 165 ocorrências no bairro. Em 2022, as ações serão intensificadas na região.

“Nosso plano de ação é mais amplo do que só a segurança. São ações integradas com mais 11 áreas de governo para dar mais efetividade aos resultados esperados. O plano envolve inúmeras intervenções urbanas como requalificação de áreas públicas, além de trabalho social, que une a saúde e a assistência, com pessoas em situação de rua e comunicação, através de campanhas educativas junto aos moradores”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, à frente da reunião. “O poder público tem de estar cada vez mais presente nos bairros e por isso traçamos esse plano de ação, sempre dialogando com os moradores. Não há solução duradoura para problemas complexos, sem a participação de todos os atores sociais.”

Outra ação realizada pela GMJ, junto à Divisão de Fiscalização do Comércio, foi o fechamento de comércios irregulares que compram e vendem sucata na região da Ponte São João e São Camilo.

Base Móvel na Ponte São João permite atuação mais rápida e efetiva da GMJ na Região

Infraestrutura
Dentro dos investimentos em infraestrutura, foram reportadas as construções de muros em três diferentes pontos, como já anunciado aos moradores: na Vila Graff, que já está em andamento; no trecho entre as ruas Ângelo Riveli e Dino, com previsão para começar esta semana; e na rua José di Fiori, cujas obras começam em breve (processo licitatório em conclusão).

Os gestores também discutiram a revitalização de áreas públicas, como em pontos altos e baixos do Jardim São Camilo, que inclui a melhora de espaços de convivência e de passagem de pessoas, como vielas, e a instalação de um novo meio de mobilidade com passarela para favorecer os deslocamentos dos moradores. Esses projetos todos já estão concluídos e serão licitados. 

Construção de muro na Vila Graff, em dezembro (obra já terminada); novo muro começa a ser construído esta semana no trecho entre as ruas Ângelo Riveli e Dino

A pedido da população e após parecer técnico favorável, foi instalado um semáforo na rua São Pedro, na Ponte São João. Em breve também será aberta a licitação para a troca da iluminação pública na região por lâmpadas de led, que vai ajudar muito a melhorar a segurança do bairro.

Assistência social
Técnicos da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) têm feito um trabalho diário de abordagem à pessoa em situação de rua junto à Guarda Municipal e as equipes da Saúde, com o objetivo de apoiar e dar encaminhamento adequado a esse público, como o retorno às suas famílias. Também tem mantido contato com comerciantes para compreender melhor o fluxo desse público e possíveis intercorrências que demandem apoio do poder público.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/24/plano-de-acao-da-ponte-sao-joao-esta-em-execucao-com-investimentos-em-infraestrutura-e-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original