Escola Inovadora: V SAP aborda “O natural, o digital e o ensino híbrido: caminhos para a nova era da educação”

Publicada em 26/01/2022 às 10:45

As aulas da rede municipal de ensino serão retomadas no dia 9 de fevereiro. Para preparar os educadores para o ano letivo de 2022, a Unidade de Gestão de Educação, em prol do programa Escola Inovadora, promove, de 2 a 4 de fevereiro, a V SAP (Semana de Atualização Pedagógica). Com o tema “O natural, o digital e o ensino híbrido: caminhos para a nova era da educação”, o evento será 100% on-line.

A SAP é uma ação formativa. “O objetivo é mobilizar os 4 mil educadores da rede municipal de ensino para participarem de momentos de estudo, aprendizagem e trocas de experiências, que fomentem práticas inovadoras e contribuam com a qualidade da educação oferecida aos estudantes”, explica a diretora do Departamento de Formação, Silvia Magalhães. 

Os temas desenvolvidos em formação sustentam as práticas pedagógicas e alinham as ações para romper com a fragmentação entre os segmentos, ao mesmo tempo em que alinhava o trabalho realizado na Educação Infantil I, II, Ensino Fundamental e para Jovens e Adultos. 

Imagem mostra um terráreo com plantas dentro, ele está fechado com uma tampa de madeira e junto há  uma placa de madeira com um QR Code impresso. O recipiente está em cima de um toco de árvore e de uma superfície branca, onde há pequenos outros pedaços de tronco.
Convite da V SAP uniu o natural e o tecnológico

“Estamos vivendo uma nova era da educação, percorremos um caminho para o Desemparedamento da Escola, oportunizando a exploração, investigação e pesquisa. A partir de 2022, as tecnologias digitais estarão no contexto de todas as escolas, de todos os segmentos, com equipamentos que serão utilizados como ferramentas – as aprendizagens acontecem em todos os ambientes”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Neste ano, com o objetivo de ampliar a troca de conhecimento e experiências, a UGE convidou, além dos educadores da rede municipal de ensino, os profissionais da rede estadual, privada e dirigentes municipais da Região Metropolitana de Jundiaí para participarem da V SAP.

Programação

A abertura da V SAP será na quarta-feira, 2 de fevereiro, às 8h30, com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e da gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. Na sequência, José Moran, Doutor em Comunicação e fundador do Projeto Escola do Futuro, que implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância, ministra a palestra “A nova era da educação: repensando o presente para projetar o futuro”.

Na quinta-feira, 3 de fevereiro, às 8 horas, a diretora da Tríade Educacional, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Mestre em Educação e do Desenvolvimento Humano, Lilian Bacich, aborda o tema “Viver o cotidiano na escola da infância”. Às 14 horas, o Doutorando em Metodologias Ativas e mestre em tecnologias digitais, Fernando Trevisani e o Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Adolfo Tanzi Neto conversam sobre “Modelos de Ensino Híbrido e práticas docentes: repensando os espaços arquitetônicos das salas de aula contemporâneas”. Às 16 horas, sob o tema “O digital, a natureza – encontros possíveis na infância”, a Mestre e Doutora em Psicologia e Educação, Ana Teresa Gavião Mariotti, a Mestre em literatura pela USP, Aparecida de Fátima Bosco Benevenuto e a especialista em Linguagens da Arte pela USP, Fernanda Dodi conversam com os educadores. 

O último dia da V SAP será na sexta-feira, 4 de fevereiro. A primeira palestra do dia acontecerá às 8 horas com a pedagoga, especialista em Educação Lúdica, Psiscomotricidade e Educação Inclusiva, Ana Carol Thomé, que vai abordar “Educação, natureza e os tempos digitais”. Em seguida, às 10 horas, a Doutora em Educação – Ensino de Ciências e Matemática, Mestre em Didática, Eliane Reame da Silva, fala sobre “Desemparedamento em Matemática: equidade, transversalidade e protagonismo”. No período da tarde, Beatriz Gouveia, Mestre em Psicologia da Educação, conversa sobre “O fio das miçangas: A leitura literária, os leitores e a rede colaborativa de formação” . O encerramento da V SAP será às 16 horas, com a gestora de Educação e Mestre em Educação, Vastí Ferrari Marques, e a Assessora Pedagógica do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana e Mestre em Educação, Paula Mendonça, que vão falar sobre “Processo de ação-reflexão-ação no trabalho educativo.

Para saber mais sobre a V SAP, basta acessar o site https://vsapjundiai.com.br/

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/26/escola-inovadora-v-sap-aborda-o-natural-o-digital-e-o-ensino-hibrido-caminhos-para-a-nova-era-da-educacao/