Prefeitura apresenta estudo com sugestão de nova área para Mata Ciliar

Publicada em 29/01/2022 às 12:27

Gestores e técnicos da Prefeitura de Jundiaí apresentaram, na manhã desta sexta-feira (28), o resultado de um estudo que levantou as instalações atuais da Associação Mata Ciliar (AMC), na área próxima ao aeroporto, bem como projetou a viabilidade da mudança para uma um novo local, que poderá abrigar definitivamente as atividades da ONG. A área objeto do estudo, que fica no Jardim Ermida, foi apresentada para os representantes da Mata Ciliar. Ela está localizada na zona de conservação da Serra do Japi, entre o território da reserva biológica e a cidade, distante mais de 4 km do Aeroporto Comandante Rolim Amaro. 

Estiveram presentes à reunião os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, sua equipe, o subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Eduardo Trani, representando o Secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido,  o subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Governo do Estado, Bruno Lopes Correia, o coordenador de Biodiversidade e Fauna, Sérgio Marçon, o promotor de Justiça Dr. Claudemir Battalini, além de representantes da ONG, Cristina Adania e o presidente, Jorge Bellix de Campos.

Área está localizada na zona de conservação da Serra do Japi, entre o território da reserva biológica e a cidade

“O prefeito Luiz Fernando Machado reconhece a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Mata Ciliar e, em maio do ano passado, determinou que contratássemos um estudo para demonstrar a viabilidade da mudança da ONG para um local seguro e que fosse licenciado, para continuidade da prestação dos serviços do CRAS para todo a região e o Estado, com toda infraestrutura necessária”, explicou Parimoschi. “Apresentamos uma área com espaço e condições adequadas para construir novas instalações para a AMC e, nos próximos 15 dias, os técnicos da Mata farão sua análise junto com os técnicos da empresa que contratamos para fazer esse estudo e com técnicos da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente. Caso a sinalização seja positiva, o próximo passo que daremos é a viabilização dos recursos necessários para a construção e a mudança, que podem ser captados junto ao Governo do Estado, Prefeituras e iniciativa privada.”

O estudo foi apresentado pelo gestor Sinésio Scarabello e pela equipe técnica da UGPUMA. “Esse trabalho levou em conta todas as leis ambientais, também a vegetação e um arranjo adequado para abrigar as estruturas administrativas e os recintos dos animais que estão abrigados na Mata Ciliar”, explicou Sinésio. “Recomendamos também que essa transferência seja precedida de um estudo detalhado da fauna.”

A área sugerida pela Prefeitura, que tem quase 650 mil metros quadrados, está localizada na avenida Luiz José Sereno. “O Governo do Estado, por determinação do governador João Dória e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, tem total interesse em apoiar essa mudança”, disse Trani. “A Mata Ciliar desenvolve um trabalho fundamental e precisamos garantir que essa prestação de serviço seja feita no melhor local possível. Apoiamos o estudo realizado pela Prefeitura de Jundiaí. Enquanto isso, a Mata Ciliar permanece onde está.”

Diferentes autoridades e convidados participaram da reunião, incluindo representantes da Mata Ciliar

“É importante o apoio do Estado e o trabalho que a Prefeitura vem fazendo para encontrar um novo local para a Mata Ciliar”, apontou Battalini. “Nada será feito em relação ao atual local da Mata Ciliar sem que o Estado dê uma solução de caráter permanente. O trabalho realizado pelo CRAS é essencial para a proteção e acolhimento da fauna silvestre.”

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/29/prefeitura-apresenta-estudo-com-sugestao-de-nova-area-para-mata-ciliar/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original