Vivências e contato com a natureza integram programa de Educação Socioambiental

Publicada em 14/05/2023 às 10:00

Árvores, cantos de pássaros, terra, felinos e muita aprendizagem: assim foi a visita dos alunos do G5 da EMEB Rotary Club (Anhangabaú), na semana passada, ao espaço da Associação Mata Ciliar, com acompanhamento dos biólogos Raul Colagrande e Naomi Nagao durante a experiência de aula ao ar livre e contato com a natureza.

Alinhada às propostas do programa Escola Inovadora, a vivência faz parte do “Programa Moramos, cuidamos e preservamos”, do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação (UGE), somando-se às atividades de aprendizagem e desemparedamento já em prática pelas unidades escolares da rede.

Crianças do G5 recebem orientações sobre os bichos que estão sob cuidado da Mata Ciliar

Um dos alunos da turma, Leonardo Brito, de cinco anos, participou da vivência com muita empolgação e repleto de dúvidas. Acompanhado da auxiliar da classe Flora Pires e da Professora Alice Santos, o pequeno, que tem deficiência visual, recebeu a descrição de cada recinto visitado. “Começamos pelo viveiro de mudas, depois fomos até os animais, os pássaros e eu gostei bastante do tucano. Ele tem biquinho amarelo e é maior que os outros pássaros. Também estivemos com as maritacas. Essas eu já conhecia, tem muitas perto da minha casa e elas cantam bastante”. 

Acompanhando as crianças, a bióloga Naomi tirou as dúvidas das crianças participantes. “A vivência com as crianças dessa faixa etária é bem divertida. Elas estão em uma fase cheia de curiosidades, então durante todo o percurso nós somos questionados sobre diversas características dos animais apresentados”, comenta a bióloga. 

Moramos, cuidamos e preservamos
O programa da UGE abrange todas os anos da Educação Infantil II e Ensino Fundamental I, com vivências e atividades específicas para cada faixa etária. Além da Mata Ciliar, outros espaços visitados são o Jardim Botânico, Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), a Fundação Serra do Japi, a DAE, a Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam) e o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Esse último ponto, por exemplo, é destinado aos alunos dos quartos anos, por meio do “Passaporte Cultural – Guardiões da Patrimônio”, ação proposta em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

A coordenadora do Núcleo de Educação Socioambiental da UGE, Walkiria Plaza Nunes, explica a importância do contato da criança, desde a Primeira Infância, com a natureza.  “Educação ambiental é um tema transversal da Educação e que tem por objetivos o ensino, a aprendizagem, a pesquisa, a produção de conhecimentos e a promoção da cultura da paz individual e coletiva, que evidenciem as relações entre os seres vivos, a natureza e o universo em sua complexidade”. 

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/14/vivencias-e-contato-com-a-natureza-integram-programa-de-educacao-socioambiental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original