Motoristas de ônibus recebem aprovação da maioria dos usuários

Publicada em 31/01/2022 às 12:02

O índice geral de satisfação dos usuários do transporte coletivo de Jundiaí em relação ao serviço prestado pelos motoristas ultrapassa 50%. Sobre a avaliação dos profissionais, três dos quatro itens questionados, em pesquisa da consultoria APPC, tiveram como respostas “muito bom” e “bom”. Condução segura e cordialidade com os passageiros estavam entre os aspectos avaliados. 

O estudo, para medir a satisfação de quem usa o transporte da cidade, vai auxiliar as ações do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Ao todo, 400 usuários foram ouvidos nos sete terminais urbanos.

Motorista Divino faz joia com as duas mãos no interior de ônibus do transporte coletivo
Divino Luiz Lindolfo, um dos motoristas queridos pela população que usa o transporte público

Ao serem questionados, 71% disseram aprovar o atendimento às solicitações de parada. No quesito condução segura, a aprovação chega a 59% e a cordialidade com os passageiros a 57%. Já a frenagem, 42% aprovam e 36% consideram regular. O estudo completo está no site da Prefeitura de Jundiaí.

A estagiária Ester Regina Marques usa o transporte coletivo cinco dias por semana e diz que os motoristas são atenciosos e educados. “Eles respeitam os horários, param corretamente no ponto e tratam bem as pessoas”, explica ela, que faz o trajeto do Terminal Hortolândia ao Terminal Cecap. A opinião do analista Alfredo do Amor Divino Júnior, que também usa o transporte coletivo diariamente, é semelhante: “Os motoristas são educados e sempre atendem às solicitações de parada para descer do ônibus. Não tenho problemas com eles.”

Capacitação e reconhecimento
Nas ruas da cidade, motoristas ganham a simpatia do usuário e são elogiados graças ao bom serviço prestado. É o caso do Divino Luiz Lindolfo, conhecido por sua educação e carisma, que trabalha em diferentes linhas da cidade. Caso também do motorista Rogério Valim, que trabalha na linha 523 – Jardim Paulista, e atende, entre outros, assistidos do Instituto Luiz Braille, no Anhangabaú. Conheça abaixo a história dos dois:

Um divino motorista nas ruas e avenidas de Jundiaí
Motorista Rogério é exemplo de educação e respeito com os passageiros

Estagiária Ester, usando roupa preta e cabelo preso, espera ônibus em um ponto de ônibus
A estagiária Ester é usuária do Transporte Público e diz que os motoristas são atenciosos e educados

Qualificar a prestação do transporte coletivo passa, prioritariamente, pelo treinamento dos motoristas, garante o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz “Mesmo com os investimentos constantes em novos ônibus e mais conforto para o usuário, sabemos do papel central do motorista nesse trabalho diário”, afirma. “Por isso, o profissional também recebe investimentos, como é o caso do programa Bom Motorista, que, através de diferentes atividades, busca elevar a qualidade na prestação do serviço com a capacitação dos profissionais e que terá novas turmas a partir de fevereiro.”

Aloysio também lembra da atividade “Sentindo na Pele”, realizada ano passado durante a Semana Nacional de Trânsito, que levou os motoristas a vivenciar as dificuldades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no dia a dia.

Acesse os demais dados disponíveis sobre a pesquisa no site da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/31/motoristas-de-onibus-recebem-aprovacao-da-maioria-dos-usuarios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original