IPREJUN apresenta cartilha com novas regras do RPPS para RHs da Prefeitura e autarquias
Publicada em 03/02/2022 às 17:11O Instituto de Previdência Social de Jundiaí (IPREJUN) reuniu nesta quinta-feira (3) representantes dos departamentos de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura e autarquias para apresentar a cartilha com as novas regras do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
 “Mostramos toda a estrutura de direito adquirido, as regras de transição, explicamos como ficam as pensões, entre outros temas. Em breve, todo esse conteúdo estará disponível para a consulta no nosso site. A ideia desse encontro foi esclarecer as dúvidas e evitar a desinformação”, explicou o presidente do IPREJUN, João Figueiredo.  
A apresentação foi conduzida pela diretora de Benefícios, Anita Carolina Lunardi Petrin, e pela diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças Cláudia George Musseli Cezar. Elas mostraram ainda o sistema usado para simular as aposentadorias, que já foi atualizado com as novas regras. “Foi a oportunidade para esclarecer as inúmeras dúvidas que surgiram após as mudanças recentes na Previdência”, destacou Anita.   



A diretora do departamento de desenvolvimento do servidor da Prefeitura de Jundiaí, Sivone Caetano Vilela, aprovou a iniciativa. “A linguagem apresentada foi bastante simples, de fácil entendimento. Dessa forma teremos mais embasamento para falar com o servidor que vem em busca de informações.”
O assistente técnico de gestão, Eduardo Mariano de Toledo, que representou o RH da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), comentou que o conhecimento adquirido será levado a todos da autarquia. “O IPREJUN tem uma legislação muito específica e abrangente. Essa oportunidade veio para somar. Dessa forma teremos um parâmetro para falar com os servidores.”  
Mais: O Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência, que alterou várias regras de aposentadorias do Regime Geral de Previdência (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).  
Com isso, Estados e Municípios brasileiros receberam a atribuição de realizar uma reforma seguindo as novas regras.  As mudanças tiveram como objetivo adequar a Previdência Social ao novo perfil da população brasileira, garantindo o equilíbrio das contas do sistema e assegurando o pagamento das aposentadorias e pensões.  
Em Jundiaí, a Lei Complementar nº 611, de 8 de dezembro de 2021, entrou em vigor em 01 de janeiro de 2022 e implantou a Reforma da Previdência para os servidores públicos do município de Jundiaí.
- 
				 30/09/2025 
				
					 Iprejun é pioneiro no Brasil ao se tornar membro de Rede Internacional de Investimentos Responsáveis Iprejun é pioneiro no Brasil ao se tornar membro de Rede Internacional de Investimentos Responsáveis
- 
				 31/12/2024 
				
					 Censo Previdenciário do IPREJUN começa dia 2 de janeiro Censo Previdenciário do IPREJUN começa dia 2 de janeiro
- 
				 02/12/2024 
				
					 Censo Previdenciário do IPREJUN será iniciado em janeiro Censo Previdenciário do IPREJUN será iniciado em janeiro
- 
				 17/12/2023 
				
					 IPREJUN celebra 31 anos da Previdência Municipal com concerto para segurados IPREJUN celebra 31 anos da Previdência Municipal com concerto para segurados
Baixe as fotos desta notícia na resolução original





