IPREJUN apresenta cartilha com novas regras do RPPS para RHs da Prefeitura e autarquias

Publicada em 03/02/2022 às 17:11

O Instituto de Previdência Social de Jundiaí (IPREJUN) reuniu nesta quinta-feira (3) representantes dos departamentos de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura e autarquias para apresentar a cartilha com as novas regras do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

 “Mostramos toda a estrutura de direito adquirido, as regras de transição, explicamos como ficam as pensões, entre outros temas. Em breve, todo esse conteúdo estará disponível para a consulta no nosso site. A ideia desse encontro foi esclarecer as dúvidas e evitar a desinformação”, explicou o presidente do IPREJUN, João Figueiredo.  

A apresentação foi conduzida pela diretora de Benefícios, Anita Carolina Lunardi Petrin, e pela diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças Cláudia George Musseli Cezar. Elas mostraram ainda o sistema usado para simular as aposentadorias, que já foi atualizado com as novas regras. “Foi a oportunidade para esclarecer as inúmeras dúvidas que surgiram após as mudanças recentes na Previdência”, destacou Anita.   


A diretora do departamento de desenvolvimento do servidor da Prefeitura de Jundiaí, Sivone Caetano Vilela, aprovou a iniciativa. “A linguagem apresentada foi bastante simples, de fácil entendimento. Dessa forma teremos mais embasamento para falar com o servidor que vem em busca de informações.”

O assistente técnico de gestão, Eduardo Mariano de Toledo, que representou o RH da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), comentou que o conhecimento adquirido será levado a todos da autarquia. “O IPREJUN tem uma legislação muito específica e abrangente. Essa oportunidade veio para somar. Dessa forma teremos um parâmetro para falar com os servidores.”  

Mais: O Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência, que alterou várias regras de aposentadorias do Regime Geral de Previdência (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).  

Com isso, Estados e Municípios brasileiros receberam a atribuição de realizar uma reforma seguindo as novas regras.  As mudanças tiveram como objetivo adequar a Previdência Social ao novo perfil da população brasileira, garantindo o equilíbrio das contas do sistema e assegurando o pagamento das aposentadorias e pensões.  

Em Jundiaí, a Lei Complementar nº 611, de 8 de dezembro de 2021, entrou em vigor em 01 de janeiro de 2022 e implantou a Reforma da Previdência para os servidores públicos do município de Jundiaí. 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/03/iprejun-apresenta-cartilha-com-novas-regras-do-rpps-para-rhs-da-prefeitura-e-autarquias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original