Na volta às aulas, escolas ganham tecnologia com Material Maker e Chromebooks
Publicada em 09/02/2022 às 13:38Jundiaí, a Cidade das Crianças que desenvolve ações para se tornar uma smart city, realizou nesta quarta-feira (09) a entrega de material maker, para escolas em período integral, e Chromebooks, para todas as unidades de Ensino Fundamental, inclusive o CMEJA (Centro de Educação para Jovens e Adultos).
A novidade fez sucesso com os alunos da EMEB Professor Fábio Rodrigues Mendes, localizada no bairro Engordadouro. “Vir para a aula será muito mais legal agora. Nunca tinha visto algo assim na escola, o material novo faz a gente querer aprender para fazer tudo certo e é muito educativo”, comenta Ruan Cicílio Martins, de 10 anos, que está no 5º ano, enquanto monta algumas das peças do novo material.
Com investimento total de R$ 6,173 milhões, foram adquiridos ao todo 3.800 Chromebooks e 81 carrinhos para armazenamento seguro e recarga das baterias, além dos materiais para cultura maker.
“A volta às aulas, com as crianças seguras, é um sonho e uma responsabilidade para todos nós. Esse é um momento muito especial, em que entregamos às crianças essa cultura do fazer, a partir da inovação e do desenvolvimento da educação, que fazem parte da Escola Inovadora”, aponta o prefeito Luiz Fernando Machado.
A entrega faz parte da realização de projetos mão-na-massa, vinculados ao currículo escolar, desenvolvendo a criatividade, a resolução de problemas, a negociação de sentidos e habilidades socioemocionais. Os materiais vão agregar e somar aos equipamentos tecnológicos entregues na rede municipal de ensino.
A aluna Mariana Bianchini Pineda, de 9 anos, gostou bastante dos chromebooks. “Aprender através dos vídeos que vamos assistir vai ser bem mais divertido e os materiais novos vão incentivar a gente a vir para a aula todo os dias”, disse.
O conjunto educativo também conta com projetos e orientações para a mediação de professores junto aos alunos e material para a execução de projetos designados a cada ano do ensino fundamental. Ele é formado por elementos de eletrônica e fabricação digital como peças cortadas em impressora laser, materiais de papelaria e de reciclagem, além dos Chromebooks (notebooks que funcionam usando o sistema operacional do Google, o Chrome OS) que são de fácil manuseio e terão o conteúdo 100% controlado pelos educadores.
“O Programa Escola Inovadora vem, a cada dia, pensando essa nova era educacional, com uma educação híbrida, e proporcionando a cultura digital, com equipamentos tecnológicos educacionais. Buscamos uma educação lúdica e emocionalmente estável, com trabalho em diferentes ambientes e materiais. Nessa nova era, as possibilidades são muitas”, comenta a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.
Todas as escolas do Ensino Fundamental jundiaiense também estão recebendo telas interativas (lousas digitais) e tablets para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa “Estudo É Tudo” e para os meninos e meninas que constam no Bolsa do Povo.
Também participaram da visita no primeiro dia de aula o vice-prefeito Gustavo Martinelli e o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
11/12/2024
Estudantes vencedores do concurso de vídeos Brinc@r.com são premiados no Ciempi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original