Na volta às aulas, escolas ganham tecnologia com Material Maker e Chromebooks

Publicada em 09/02/2022 às 13:38

Jundiaí, a Cidade das Crianças que desenvolve ações para se tornar uma smart city, realizou nesta quarta-feira (09) a entrega de material maker, para escolas em período integral, e Chromebooks, para todas as unidades de Ensino Fundamental, inclusive o CMEJA (Centro de Educação para Jovens e Adultos).

A novidade fez sucesso com os alunos da EMEB Professor Fábio Rodrigues Mendes, localizada no bairro Engordadouro. “Vir para a aula será muito mais legal agora. Nunca tinha visto algo assim na escola, o material novo faz a gente querer aprender para fazer tudo certo e é muito educativo”, comenta Ruan Cicílio Martins, de 10 anos, que está no 5º ano, enquanto monta algumas das peças do novo material.

Com investimento total de R$ 6,173 milhões, foram adquiridos ao todo 3.800 Chromebooks e 81 carrinhos para armazenamento seguro e recarga das baterias, além dos materiais para cultura maker.

Descrição da imagem: Gestores de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi, vestindo terno azul e máscara preta, gestora de Educação Vastí Ferrari Marques vestindo camisa preta e máscara branca observam duas crianças utilizando o material de estudo formado por objetos em madeira, papel e circuitos elétricos. Ao lado, prefeito Luiz Fernando Machado, vstindo terno azul, camisa branca e máscara preta e o vice-prefeito Gustavo Martinelli, vestindo camisa azul clara e máscara azul clara conversam com professora da escola, que veste blusa branca com flores pretas e máscara branca.
Prefeito, vice-prefeito e gestores de Educação e Governo e Finanças visitaram escola no bairro do Engordadouro no primeiro dia de aula

“A volta às aulas, com as crianças seguras, é um sonho e uma responsabilidade para todos nós. Esse é um momento muito especial, em que entregamos às crianças essa cultura do fazer, a partir da inovação e do desenvolvimento da educação, que fazem parte da Escola Inovadora”, aponta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A entrega faz parte da realização de projetos mão-na-massa, vinculados ao currículo escolar, desenvolvendo a criatividade, a resolução de problemas, a negociação de sentidos e habilidades socioemocionais. Os materiais vão agregar e somar aos equipamentos tecnológicos entregues na rede municipal de ensino.

Descrição da imagem: Menino de cabelos castanhos claros, veste uniforme das escolas de Jundiaí, formado por camiseta branca e mangas azuis curtas, está sentado em carteira com notebook a frente
Crianças terão uso de diversos equipamentos tecnológicos durante as aulas

A aluna Mariana Bianchini Pineda, de 9 anos, gostou bastante dos chromebooks. “Aprender através dos vídeos que vamos assistir vai ser bem mais divertido e os materiais novos vão incentivar a gente a vir para a aula todo os dias”, disse.

O conjunto educativo também conta com projetos e orientações para a mediação de professores junto aos alunos e material para a execução de projetos designados a cada ano do ensino fundamental. Ele é formado por elementos de eletrônica e fabricação digital como peças cortadas em impressora laser, materiais de papelaria e de reciclagem, além dos Chromebooks (notebooks que funcionam usando o sistema operacional do Google, o Chrome OS) que são de fácil manuseio e terão o conteúdo 100% controlado pelos educadores.

Descrição da imagem: livros didáticos, revistas e peças em madeira compõem o kit maker apresentado às crianças da EMEB Fábio Pontes, no Engordadouro
Material Maker foi apresentado às crianças

“O Programa Escola Inovadora vem, a cada dia, pensando essa nova era educacional, com uma educação híbrida, e proporcionando a cultura digital, com equipamentos tecnológicos educacionais. Buscamos uma educação lúdica e emocionalmente estável, com trabalho em diferentes ambientes e materiais. Nessa nova era, as possibilidades são muitas”, comenta a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.

Todas as escolas do Ensino Fundamental jundiaiense também estão recebendo telas interativas (lousas digitais) e tablets para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa “Estudo É Tudo” e para os meninos e meninas que constam no Bolsa do Povo.

Também participaram da visita no primeiro dia de aula o vice-prefeito Gustavo Martinelli e o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.

Descrição da imagem: Duas meninas, com cabelos castanhos e uniformes da Escola de Jundiaí utilizam os objetos  do kit maker como tesoura, peças em madeira, cola, chaves de fenda, lápis colorido. Ao fundo, prefeito Luiz Fernando Machado está abaixado, ao nível da carteira escolar e conversa com a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques
Crianças se encantaram com o material maker apresentado, que será utilizado nas atividades escolares

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/09/na-volta-as-aulas-escolas-ganham-tecnologia-com-material-maker-e-chromebooks/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original