Voa Pé: Programa tem retorno inovador em ações com os estudantes da rede municipal

Publicada em 10/02/2022 às 08:16

O Mundo das Crianças e os CECES (Complexos Esportivos) receberam visitas especiais por meio do programa Voa Pé na quarta-feira (9), primeiro dia de retorno das atividades com a volta às aulas e de programação completa para a semana de acolhimento dos estudantes, com experiências nas praças, centros esportivos e parques pelo munícipio.

A proposta Voa Pé visa a utilização de espaços públicos, anexos ou próximos das EMEBs, propõe novos desafios e aprendizagens junto à natureza e traz inovações para o cotidiano dos estudantes em meio às propostas de desemparedamento. O programa desenvolvido pela Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação, é elaborado em parceria com as unidades de Esporte e Lazer, Cultura, Planejamento e Meio Ambiente.

“Estamos muito animados”, foi a forma que os alunos encontraram para descrever seus sentimentos em meio às atividades do primeiro dia de retorno. Nesta quarta (9) foram ao Mundo as EMEBs Cesarina Fortarel Gonçalves Dias e Deodato Janski, totalizando 70 crianças. Os educadores esportivos da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) realizaram diversas atividades criativas e diferenciadas com os pequenos.

Na imagem há dez crianças sentadas em bancos de madeira separados pelo espaço, com uniforme da Prefeitura de Jundiaí em meio à ação do programa Voa Pé.
Participação dos alunos em atividade criativa no Mundo das Crianças por meio do Voa Pé

“Vivências de grande importância para os estudantes, que propõe o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas. O incentivo à criatividade dos meninos e meninas está dentro das propostas do Voa Pé, sempre com intencionalidade pedagógica”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

“O Voa Pé é um programa de sucesso que proporciona às crianças vivências com aprendizagens significativas, esportivas, lúdicas, interação social e o contato com a natureza. Além disso, precisamos destacar o trabalho dos educadores esportivos, artistas, professoras e todos envolvidos que estão realizando um ótimo trabalho”, comentou o gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo.

Somente no início de 2021, o Voa Pé foi realizado em 32 unidades escolares, atendendo 1.045 crianças. O programa é desenvolvido em todas as escolas municipais, com as ações que promovem o desemparedamento e são realizadas pelos próprios educadores em todo o ano letivo, com acompanhamento da Ronda Escolar da Guarda Municipal para trajetos mais longos.

O deslocamento entre os locais por meio do programa amplia a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, as intervenções nas áreas externas de Jundiaí ganham destaque: ampliação dos jardins, calçadas, trânsito, natureza e segurança em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/10/voa-pe-programa-tem-retorno-inovador-em-acoes-com-os-estudantes-da-rede-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original