Voa Pé: Programa tem retorno inovador em ações com os estudantes da rede municipal
Publicada em 10/02/2022 às 08:16O Mundo das Crianças e os CECES (Complexos Esportivos) receberam visitas especiais por meio do programa Voa Pé na quarta-feira (9), primeiro dia de retorno das atividades com a volta às aulas e de programação completa para a semana de acolhimento dos estudantes, com experiências nas praças, centros esportivos e parques pelo munícipio.
A proposta Voa Pé visa a utilização de espaços públicos, anexos ou próximos das EMEBs, propõe novos desafios e aprendizagens junto à natureza e traz inovações para o cotidiano dos estudantes em meio às propostas de desemparedamento. O programa desenvolvido pela Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação, é elaborado em parceria com as unidades de Esporte e Lazer, Cultura, Planejamento e Meio Ambiente.
“Estamos muito animados”, foi a forma que os alunos encontraram para descrever seus sentimentos em meio às atividades do primeiro dia de retorno. Nesta quarta (9) foram ao Mundo as EMEBs Cesarina Fortarel Gonçalves Dias e Deodato Janski, totalizando 70 crianças. Os educadores esportivos da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) realizaram diversas atividades criativas e diferenciadas com os pequenos.
“Vivências de grande importância para os estudantes, que propõe o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas. O incentivo à criatividade dos meninos e meninas está dentro das propostas do Voa Pé, sempre com intencionalidade pedagógica”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
“O Voa Pé é um programa de sucesso que proporciona às crianças vivências com aprendizagens significativas, esportivas, lúdicas, interação social e o contato com a natureza. Além disso, precisamos destacar o trabalho dos educadores esportivos, artistas, professoras e todos envolvidos que estão realizando um ótimo trabalho”, comentou o gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo.
Somente no início de 2021, o Voa Pé foi realizado em 32 unidades escolares, atendendo 1.045 crianças. O programa é desenvolvido em todas as escolas municipais, com as ações que promovem o desemparedamento e são realizadas pelos próprios educadores em todo o ano letivo, com acompanhamento da Ronda Escolar da Guarda Municipal para trajetos mais longos.
O deslocamento entre os locais por meio do programa amplia a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, as intervenções nas áreas externas de Jundiaí ganham destaque: ampliação dos jardins, calçadas, trânsito, natureza e segurança em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
11/12/2024
Estudantes vencedores do concurso de vídeos Brinc@r.com são premiados no Ciempi
-
10/12/2024
Educadores de Jundiaí compartilham em livro experiências do desemparedamento
-
04/12/2024
Nota – Espaço das Águas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original