Prefeitura fez 1,4 milhão de metros quadrados de área roçada em janeiro

Publicada em 11/02/2022 às 14:18

Com o crescimento mais rápido da vegetação no período de chuvas, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por meio do Departamento de Parques, Jardins e Praças, mantém 24 equipes para fazer a roçada em toda a cidade – cinco a mais que no período de estiagem, quando a chuva é menor. As equipes têm realizado trabalhos ao longo de diferentes regiões e, apenas em janeiro deste ano, o total é de 1,4 milhão de metros quadrados de área roçada em Jundiaí.

O aumento do trabalho de roçada ocorre junto à Operação Verão, da qual participam diferentes unidades de gestão e órgãos da Prefeitura de Jundiaí.

Av. Dr. Adilson Rodrigues, no Jd. Samambaias, tem trabalhadores fazendo o corte do mato ao lado de uma calçada; enquanto um trabalhador usa a máquina de corte, outro segura a tela para não sujar a rua
Na avenida Dr. Adilson Rodrigues, equipe faz o corte do mato; agenda leva o serviço primeiro ao local que mais precisa

Para a realização desse trabalho, conforme explica o diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Prefeitura de Jundiaí, Rudislei Santos, são observados o impacto e a criticidade dos locais, ou seja, qual a circulação de pessoas e como se encontra a situação da vegetação ali. Desse modo, cria-se uma agenda que leva o serviço primeiro ao local que mais precisa, mas sem deixar de atender todos os outros no tempo correto.

“Nosso trabalho é influenciado pelo clima”, declara Rudislei. “Além de fazer crescer a vegetação, a chuva pode paralisar o trabalho quando ocorre nos horários em que as equipes estão em campo. Nos últimos dias, com o excesso de chuva, não foi diferente. No último mês de janeiro, tivemos três finais de semana com chuva, dois a mais do que em janeiro do ano passado.” Em janeiro, choveu em Jundiaí um total de 608 milímetros, quantidade superior à média dos últimos anos para o mesmo mês, de 427 milímetros. A roçada é feita em áreas verdes em ruas, avenidas e praças.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/11/prefeitura-fez-14-milhao-de-metros-quadrados-de-area-rocada-em-janeiro/