Cultura divulga inscrições para programa de Qualificação em Artes para grupos de Teatro e Dança da cidade

Publicada em 16/02/2022 às 09:00

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em apoio a Poiesis – Organização Social de Cultura, divulga para os grupos de Teatro e Dança de Jundiaí a abertura do chamamento para o processo seletivo de 2022, mais uma ação do Programa de Qualificação em Artes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, dentro das atividades das Oficinas Culturais.

Buscando colaborar com o aprimoramento artístico dos grupos de dança e de teatro que não são da capital, a fim de descentralizar a cena cultural, fortalecendo os espetáculos pelas regiões interiorana, litorânea e metropolitana do estado, as inscrições podem ser feitas até o dia 06 de março no site da Poiesis, sendo todo processo gratuito.

Seis bailarinas com cabelos presos, sapatilhas e shorts pretos e camisetas de diversas cores, dançando sobre palco de teatro
Programação de oficinas é voltada para o aprimoramento artístico dos grupos de dança e de teatro do interior

Durante os encontros, especialistas das respectivas linguagens (dança e teatro) oferecerão ampla orientação artística aos grupos, voltada a ampliar repertórios e visibilidade nos territórios de origem, aprimorar técnicas, fortalecer identidade, estimular a diversidade na equipe profissional envolvida na produção, além de apoiar na busca de parcerias para a realização e sustentabilidade dos próprios espetáculos.

No total, serão selecionados até 47 grupos de teatro e 13 grupos de dança, desde que tenham atuação comprovada de, no mínimo, um ano. Com a possibilidade de flexibilização das medidas sanitárias contra a Covid-19, as orientações no ano de 2022 acontecerão no formato híbrido (parte presencial e parte remota). Ao longo da edição 2022 do Programa será desenvolvido um trabalho artístico com os grupos que receberão suporte para criar, com orientação personalizada e atenta às especificidades dos projetos inscritos. 

Oficinas culturais
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela Poiesis, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura. O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI — Festival Literário e MIA — Festival de Música Instrumental), Ciclos de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.

A Poiesis é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/16/cultura-divulga-inscricoes-para-programa-de-qualificacao-em-artes-para-grupos-de-teatro-e-danca-da-cidade/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original