Projeto de professora da rede municipal é indicada à prática inspiradora do Prêmio de Educação Infantil da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Publicada em 23/02/2022 às 16:24O trabalho “O poder do vínculo”, desenvolvido pela professora Márcia Mendonça de Souza, durante o período de pandemia e ensino remoto com as crianças da Escola Inovadora EMEB Paulo Gonçalves de Mello está entre as 12 práticas inspiradoras do “Prêmio de Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Itaú Social.
O prêmio elegeu 100 vencedores de um total de 600 práticas inscritas, com 12 práticas inspiradoras de destaques, entre elas “O poder do vínculo” da professora Márcia, que também já havia sido indicada como destaque da região Sudeste. “Fiquei feliz, é um reconhecimento importante que vai ajudar muito nas pesquisas de outros profissionais. É muito gratificante. Quero continuar a desenvolver esse contato com as famílias, pois percebi a importância de se estabelecer o vínculo”, afirmou a professora Márcia Mendonça de Souza.
O desafio enfrentado pela professora premiada foi grande quando, em meio ao início da pandemia, precisou estabelecer atividades remotas para crianças de 6 meses a 1 ano e quatro meses, precisando contar com total apoio e participação dos pais. O êxito na manutenção do vínculo com os bebês e as famílias é o destaque do trabalho realizado por Márcia. “O vínculo foi criado por meio do amor. Todos os pais gostam de ser valorizados, de ver que seu filho é querido pelo professor. Isso quebra qualquer barreira”, contou a educadora.
Para que isso ocorresse, foi necessário muito estudo, planejamento e empenho da educadora. Desde o início da pandemia, ela participou de diversas atividades formativas a distância, promovidas pela Unidade de Gestão da Educação de Jundiaí. “Tive que me reinventar. Contei com a ajuda dos meus filhos maiores e decidi iniciar uma pós-graduação em Educação Tecnológica. Pesquisei muito sobre o assunto e confesso que preciso aprender mais”, declarou a docente.
Jundiaí e a educação de boa qualidade
O programa Escola Inovadora, criado em 2018 pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado tem, entre seus três principais eixos, a educação de qualidade, ambiência escolar e a formação permanente de educadores, para que os profissionais aperfeiçoem suas práticas.
“Jundiaí avança com a educação de boa qualidade sem deixar nenhuma criança para trás. Educação essa que é conquistada com o empenho e dedicação de educadores como a professora Márcia, que superou os desafios para levar os conhecimentos a crianças tão pequenas. Nossos agradecimentos e orgulho por tê-la em nossa equipe”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
O programa Escola Inovadora promove durante todo o ano letivo diversas formações para os educadores. “Em 2021, foram 974 horas de capacitações para o trabalho do desemparedamento e acolhimento socioemocional. Estamos sempre investindo para que os profissionais possam ampliar e aplicar os conhecimentos, conhecer novas possibilidades de ensino e aprendizagem, novas formas de pensar na escola. Parabenizamos a professora Márcia por essa importante conquista”, afirma Vastí
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original