Rede Pop Rua e Guarda Municipal realizam nova série de encontros para formação e troca de experiências

Publicada em 04/03/2022 às 13:15

Integrantes dos grupamentos operacionais da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) participaram esta semana de encontros de formação com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) sobre a Rede Pop Rua, rede socioassistencial voltada para o atendimento de pessoas em situação de rua. Os encontros das turmas, uma na manhã da quarta (02) e outra da quinta (03), foram realizados no auditório da Fatec, no Complexo Fepasa.

“Divididos em duas turmas de cerca de 50 pessoas, participaram da atividade todos os integrantes dos grupamentos operacionais da corporação, ou seja, os grupamentos de Patrulhamento Comunitário, dos programas Centro e Bairro Seguros, do Apoio Tático e do Canil”, explicou o inspetor Cássio Nicola.

Segundo a assessora da UGADS Renata Mangieri, os encontros visam à troca de conhecimentos e experiências entre as equipes. “Estes encontros foram pensados como mais uma oportunidade para que os agentes envolvidos no atendimento à população em situação de rua pudessem dialogar e alinhar os procedimentos realizados na rua. Isso reflete positivamente na execução e sucesso do trabalho, uma vez que ele depende do estabelecimento de vínculos das equipes com os atendidos”.

Encontros foram realizados no auditório da Fatec

O coordenador do Centro Pop, João Guilherme Santos, apresentou os serviços e equipamentos que compõem a Pop Rua, como o próprio Centro Pop, porta de entrada para atendimento, a nova Casa de Passagem, os abrigos e república para acolhimento, além da Operação Noites Frias, voltada para a busca-ativa de pessoas para oferta de pernoite. João explicou também como funcionam os recâmbios de indivíduos que não são de Jundiaí e que a proposta final da rede é permitir que as pessoas retomem o seu protagonismo de vida e possam, por meio do restabelecimento de vínculos sociais e familiares, sair da situação de rua.

CONHEÇA OS SERVIÇOS QUE COMPÕEM A REDE POP RUA

Atualmente integrante do grupamento Bairro Seguro, o GM Adriano Cambiaghi participou do grupo dessa quinta-feira (03). Em ação conjunta com a Rede Pop Rua, ele já atuou nas operações de abordagem social realizadas nos bairros, na base da GMJ no Centro Pop e da Operação Noites Frias. “Achei muito importante a proposta deste encontro, pois ele traz benefícios não só para a execução do nosso trabalho como também para o serviço prestado pela GMJ à população em geral. Como acompanhamos as equipes na abordagem social, é importante compreendermos a forma como atuam, para contribuirmos para o diálogo e oferta dos serviços”, concluiu.

Cambiaghi reforçou também a importância dos alinhamentos, em vista da atuação conjunta das equipes

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/04/rede-pop-rua-e-guarda-municipal-realizam-nova-serie-de-encontros-para-formacao-e-troca-de-experiencias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original