Professores do AEE participam de curso sobre jogos em libras

Publicada em 13/03/2022 às 09:00

O programa Escola Inovadora promoveu, nesta quinta-feira (10), a formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam diretamente com os estudantes da educação especial nas escolas da rede municipal de ensino. Esta é mais uma ação da Unidade de Gestão de Educação (UGE) no fomento à formação dos seus educadores com o objetivo de qualificar o trabalho realizado nas escolas.

A diretora do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), Karina Verardo, fez a abertura do evento. “Hoje vamos iniciar a formação do Programa Libras que apresentará conteúdos práticos e teóricos, possibilitando a nós educadores um conhecimento inicial da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos proporcionando autonomia em nossa ação docente, contemplando a utilização de jogos que foram enviados às escolas para o trabalho de forma lúdica aos nossos estudantes”, afirmou. 

DESCRIÇÃO DE IMAGEM
Auditório com cadeiras azuis, pessoas estão sentadas e assistem palestra. Homem está à frente do palco, ele veste camisa azul, calça bege e gesticula.
Capacitação foi voltada para profissionais que atuam no AEE

Além do material, as unidades escolares também receberão placas de sinalização em Libras. “Serão também disponibilizadas às escolas placas de sinalização em Libras visando à promoção de um espaço inclusivo a todos os estudantes fluentes ou não em Libras. Informo ainda que está sendo disponibilizado a todos os educadores do Sistema Municipal de Ensino o curso de Libras, com o objetivo de tornar cada vez mais inclusiva os nossos espaços escolares” explicou a coordenadora do DEIN, Joyce Rodrigues da Mota Iole.

A capacitação foi ministrada pelos profissionais Amanda Ballarin Dias e Victor Hugo Carbonari, da Foccus Educação e Tecnologia, que explicaram desde os conceitos técnicos de deficiência auditiva até a aquisição da Libras, além do manuseio e aplicação dos materiais entregues às escolas.

Luciana Aparecida Carvalho é professora do AEE das EMEBs Geraldo Berthola Facca, Clotilde Copelli de Miranda e Paulo Gonçalves de Melo e foi uma das participantes da formação. “São dez anos de experiência e os jogos vão ajudar muito os estudantes que fazem o uso de Libras. Todos precisam aprender, aqueles que convivem com as crianças, funcionários, a turma. Essa busca por materiais traz o lúdico para os alunos, que jogando, brincando faz a busca do aprendizado se expandir”, afirmou.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
homem com camisa azul e listras está usando máscara facial e gesticulando, com um cartão amarelo em uma das mãos no qual se lê Aa. Em frente está uma mulher com camisa preta, ela também usa máscara facial e gesticula.
Eleazar e Luciana são do AEE participaram da formação

Eleazar de Souza Silva é professor do AEE no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e comentou que os jogos também vão colaborar para o ensino da Libras para o público adulto. “Temos diversos alunos com deficiência na EJA. Independente da idade, o lúdico é muito importante para a aquisição de conhecimento e os jogos também fazem parte da educação de jovens e adultos”, contou. 

A ação faz parte da formação permanente de educadores, um dos principais eixos do programa Escola Inovadora, que visa oferecer constantes capacitações para que os profissionais possam estar atualizados e apliquem os novos conhecimentos com as crianças de Jundiaí. “Os jogos em Libras são mais uma iniciativa do programa Escola Inovadora para promover a inclusão nas escolas municipais. Aprender Libras é como saber Língua Inglesa, o mundo vai exigir uma comunicação efetiva com todos, isso é inclusão. Estamos preparando as crianças hoje para o futuro, que vai exigir do adulto profissional essa diversidade de habilidades, além de permitir que os estudantes e equipe escolar possam saber se comunicar com os alunos surdos e que se comunicam apenas por Libras. Essa é também uma ação da cidade inteligente, que conecta tecnologias e amplia  a percepção do outro”, declarou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Todas as escolas da rede municipal de ensino receberam os jogos em Libras. O investimento realizado pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) foi de R$ 955.672,00 para a aquisição de 17 mil jogos, capacitação dos educadores e placas de sinalização nas escolas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/13/professores-do-aee-participam-de-curso-sobre-jogos-em-libras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original