Equipe jundiaiense conquista o Ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Publicada em 16/03/2022 às 10:23

A equipe jundiaiense composta por alunos do terceiro ano da Escola Técnica Estadual (ETEC) Benedito Storani participou, no último dia 5 de março, da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e voltou com a medalha de ouro após ficar entre as três melhores colocadas na classificação geral do torneio. A próxima edição da competição, que acontece em setembro deste ano, terá Jundiaí como sede.

Estêvão Mendes Povreslo, Isabella Martin Lourenço e Timótio Noronha de Jesus ficaram com a segunda colocação geral, e voltaram com a medalha de ouro, que é dada às três melhores colocadas, sem distinção. A avaliação é feita através de cinco provas práticas, realizadas em equipe, e uma prova teórica, que todos os membros do time realizam de maneira individual.

“Foi tudo muito bem organizado e as tarefas relativamente tranquilas, uma vez que já havíamos aprendido tudo durante as aulas. Nossa expectativa era, pelo menos, trazer uma medalha, mas o ouro foi surpreendente”, diz o aluno Estêvão Povreslo.

Medalhistas visitam a Prefeitura de Jundiaí acompanhados do professor João Paulo e do Gestor Eduardo Alvarez

Sua parceira de time Isabella falou sobre a felicidade de estar na equipe. “Em dezembro do ano passado recebemos a notícia de que seríamos os representantes da escola e é muito gratificante ser recompensado por um mérito que é só nosso. Todo o apoio que tivemos dos professores foi fundamental para o ótimo resultado, principalmente nos dias mais próximos da viagem”, comenta.

A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária promovida pelo Instituto Federal – Sul de Minas. A Olimpíada tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária.

A ETEC Benedito Storani ainda teve 18 alunos medalhistas na fase virtual e na fase final e Timótio de Jesus conquistou também a 3ª colocação na pontuação individual. “Foi tudo muito rápido entre a escolha e a viagem. Meus pais não gostaram muito da ideia de que eu fosse viajar para tão longe, mas deu tudo certo, mesmo de última hora. Por conta da pandemia, achávamos que não estávamos tão preparados assim para algumas provas, mas chegando lá conseguimos executar todas as tarefas”, completa Timótio.

Os três medalhistas fizeram uma visita ao Paço Municipal para um encontro com Luiz Fernando Machado. “Nosso gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, qualificou muito o setor, trabalhando de forma técnica e trazendo ótimos resultados. Temos um grupo muito talentoso de alunos, mas sempre iremos precisar do coletivo para vencer, mesmo tendo talento individual. E vocês são a prova disso”, disse o prefeito.

Prefeito Luiz Fernando Machado e gestor José Antonio Parimoschi parabenizam a equipe

A competição
Na edição da OBAP 2021 concorreram mais de 570 alunos de todo o Brasil na fase virtual. Os alunos mais bem colocados na primeira fase puderam participar da fase presencial, entre os dias 03 e 05 de março de 2022 em Alegre (ES) e contou com 32 equipes brasileiras classificadas de 24 Estados.

As equipes são formadas por três alunos e um professor para orientar e, na fase final, foram realizadas, apenas pelos alunos, provas teóricas individuais e cinco provas práticas em equipe, com atividades voltadas à adubação mineral, inseminação artificial, caldas fitossanitárias, levantamento topográfico e regulagem de plantadora.

“Nosso maior desafio foram as provas práticas, já que ficamos mais de um ano parados por conta da pandemia. Até por isso fizemos uma preparação de uma semana, apenas com atividades práticas, antes da viagem para a competição”, conta o professor da equipe jundiaiense, João Paulo Lopes.

Luiz Fernando e alunos batem papo sobre a realização da OBAP em Jundiaí neste ano

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/16/equipe-jundiaiense-conquista-o-ouro-na-olimpiada-brasileira-de-agropecuaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original