Semana do Empreendedorismo tem dia de premiação para alunos e professores de Jundiaí

Publicada em 16/03/2022 às 19:24

A manhã desta quarta-feira (16) foi de muita alegria, inovação e de premiação dentro da programação da 1ª Semana do Empreendedorismo. Na Sala Jundiaí, no Complexo Fepasa, foi realizada a entrega das medalhas do Science Days Challenge, que premiou alunos e professores de quatro EMEBs de Jundiaí e escolas particulares.

Aos nove anos, Lara de Oliveira, da EMEB Anna Rita Alves Ludke, do grupo Raio de Luz e com o projeto Balança na Lua, foi uma das premiadas. “Estou muito feliz com esta medalha. Aprendi muitas coisas novas e isso é muito importante para mim”, explica.

A professora Tatiana Rosa, premiada pelo trabalho desenvolvido na EMEB Professor Flavio Dangieri com o projeto “Pequeno Jornalista”, comemorou a experiência com cerca de 20 alunos. “Fizemos uma oficina de comunicação que envolveu desde a produção de pauta, apuração, pesquisa, até o desenvolvimento de um jornal impresso. Eles ficaram empolgados e contamos com ajudas dos pais, já que foi tudo feito de forma on-line. Só deu certo por causa do envolvimento de todos”, explica.

A aluna Maria Eduarda Ruscillo Sales, de 11 anos, foi uma das alunas do projeto “Pequeno Jornalista”. “É uma experiência que vou levar para minha vida toda e quero trabalhar com a comunicação. Nossa professora nos ajudou muito.”

Vinicius Marques da Silva desenvolveu projeto “Lixo Eletrônico: Soluções na Reutilização Escolar” na EMEB Antônio Adelino Marques da Silva Brandão. “Transformamos lixo em um robô, foi muito bom e desafiante. Gostei muito da experiência.”

Alunos da EMEB Anna Rita Alves Ludke foram premiados

A gestora Vastí Ferrari Marques enalteceu o trabalho feito nas escolas da cidade. “Receber profissionais da Nasa para entregar medalhas aos estudantes da nossa cidade pelo reconhecimento de seus estudos, suas pesquisa nos faz acreditar que a educação que se faz hoje vai refletir certamente no futuro. Ter nossos alunos da rede municipal do Ensino Fundamental I participando de pesquisa, de soluções de problemas, de prototipagem desde muitos pequenos, é uma iniciativa muito importante. Certamente esses alunos, serão profissionais diferenciados para o mercado de trabalho num futuro muito breve. As crianças do mundo contemporâneo estão linkadas às cidades inteligentes e Jundiaí, mais uma vez, sai na frente nesta iniciativa. Apesar de estudos mostrarem que 65% das crianças de hoje vão trabalhar em profissões que ainda não existem, estamos preparando nossos meninos e meninas com habilidades para que possam enfrentar o futuro mercado de trabalho”.

O diretor de Fomento a Ciência e Tecnologia da Prefeitura, Júlio Durante, elogiou a adesão das escolas. “O Science Days faz parte de um conjunto de ações integradas, que visam à consolidação do Município de Jundiaí como Cidade Inteligente. Ele possui total aderência ao Programa Escola Inovadora e o seu objetivo principal é a promoção, nos alunos do Ensino Fundamental e Médio de Jundiaí, de vocações que nos interessam desenvolver, como a divulgação científica e o estimulo à construção de uma necessária consciência municipal voltada aos temas do empreendedorismo, sustentabilidade, inovação e o gosto à pesquisa e à ciência”.

Integrado à proposta do programa Escola Inovadora, Science Days é uma realização da Fundação Michaelis, sendo organizado pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), contando com a participação das Unidades de Gestão de Educação (UGE), Cultura (UGC) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), entre outras.

Programa Pequeno Jornalista desenvolvido pela professora Tatiana Rosa foi premiado

Outros eventos
Ainda na noite dessa terça-feira (15), a Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí reuniu também quase 50 empresas para uma Rodada de Negócios. Em três horas de evento, os empresários tiveram a oportunidade de fazer várias reuniões em um mesmo local para apresentar produtos e serviços. “Um dos objetivos da Associação Comercial é fomentar os negócios da cidade e iniciativas como a Rodada, em que os empresários têm a oportunidade de fazer mais de 40 reuniões em pouco tempo, cumprem muito bem este objetivo”, disse o diretor Gustavo Colturato.

Já na manhã desta quarta-feira (16), foi realizada a palestra Design Thinking, sobre inovação do negócio, com a professora Camila Molena de Assis.  O diretor da Fatec Jundiaí, professor Francesco Bordignon, enalteceu a Semana do Empreendedorismo. “A Fatec tem no seu DNA o empreendedorismo. A Fatec é um dos centros de criação da cultura criativa e é importante contribuirmos com essa semana e com a formação empreendedora de todos. Estamos cumprindo nosso papel.”

Foi também realizada na manhã desta quarta-feira (16), na Etec Benedito Storani, a mesa redonda com o tema “A importância do Ensino Técnico para o Empreendedorismo”, que reuniu diversas pessoas.

O tema “Empreender no setor de gastronomia e hotelaria” foi abordado por empresários dos setores em palestras presencial e on-line também nesta quarta-feira (16), pelo Núcleo de Gastronomia e Hotelaria de Jundiaí, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL). Das 9h até as 13h, quatro empresários dos setores de gastronomia e hotelaria realizaram palestras com a presença do público e também com transmissão on-line.

“Com certeza esta oportunidade foi importante e rica, tanto para os empresários como para o público em geral, para quem deseja empreender. Esses debates são essenciais para estimular e promover o empreendedorismo”,  explica Edison Maltoni, presidente da CDL Jundiaí

Mais Semana do Empreendedorismo
Nesta quinta-feira (17), a programação está repleta de grandes ações. A CONT Jundiaí promove o evento MEU MEI, de abertura, regularização e fechamento de MEI. O evento segue até a sexta-feira (18), no Espaço Jundiaí Empreendedora.

O CECCO – Centro De Convivência, Cultura, Trabalho E Geração De Renda – promove a palestra Empreendedorismo e Inovação, às 14h, com o palestrante Júlio César Durante, diretor de Fomento a Ciencia e Tecnologia de Jundiaí.

O programa Escola Inovadora, desenvolvido pela UGE, e o Sesi promove a “Oficina: Conhecendo a Plataforma Arduino”, que será promovida no Fab Lab, nesta quinta-feira (17), das 18h às 20h.

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) promove a também a palestra “Empreendedor no Agro”, às 11h30, com transmissão pelo Canal 24 da Net e redes sociais da TVTEC, para tratar sobre o SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

A programação pode ser acessada no portal Jundiaí Empreendedora.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/16/semana-do-empreendedorismo-tem-dia-de-premiacao-para-alunos-e-professores-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original