Educação promove curso sobre alfabetização e produção de texto
Publicada em 22/03/2022 às 16:10As formações para educadores da rede municipal de ensino são promovidas de modo permanente e visam capacitar e atualizar os profissionais para que possam aplicar o conteúdo com os estudantes. Nesta semana, a Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Formação, promoveu a capacitação “Alfabetização em um contexto de letramento” e “Produção de Texto: Ler para escrever e escrever para ler”, ministrada pela professora Silvia Juhas.
Realizado no Auditório Elis Regina do Complexo Argos, o encontro reuniu os coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental. “São seis ciclos de formação, realizados de março a outubro, com três ações em cada um deles: formação assíncrona por meio de videoaulas, encontros síncronos para os coordenadores pedagógicos e propostas de atividades. A professora Silvia mora em Utah (EUA), mas sua estada no Brasil possibilitou a realização deste encontro presencial, que foi muito produtivo e carregado de troca de experiências”, comenta a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães.
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Em um auditório, pessoas estão sentadas. No palco está em pé um mulher de cabelos loiros, vestido. Na tela pode-se ler? 2º Encontro de coordenadores."
Durante a formação, Silvia Juhas salientou sobre a ajuda que os coordenadores podem oferecer aos professores, principalmente neste momento de elaboração do planejamento. “É preciso saber onde o aluno está, aonde ele precisa chegar e qual caminho deve ser percorrido para alcançar esse objetivo”, comentou.
A formação para educadores do 1º e 2º anos tem como tema a alfabetização no contexto de letramento. As propostas que serão apresentadas contemplam tanto o ensino explícito das habilidades necessárias para a alfabetização, quanto os usos e práticas da língua e dos gêneros textuais nos diferentes campos de atuação.
Para os profissionais dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, serão discutidos os processos de construção de autoria e os caminhos para essa construção a partir de intervenções e de modelos oferecidos aos estudantes. As propostas e temas têm como principal objetivo a apresentação de diferentes possibilidades e estratégias para o desenvolvimento da competência escritora das crianças.
A formação permanente dos educadores é um dos três principais pilares do programa Escola Inovadora que, junto com a ambiência escolar, promovem a educação de boa qualidade ofertada e reconhecida no ensino municipal de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
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