Escola Inovadora: projeto RenovAção é finalista em prêmio de educação ambiental

Publicada em 30/03/2022 às 11:29

Como resultado da parceria entre Coca-Cola FEMSA Brasil e a Prefeitura de Jundiaí, o programa Escola Inovadora da Unidade de Gestão da Educação tem, entre seus projetos, o RenovAção. A iniciativa é finalista da edição 2021 do Prêmio Nana Mininni Medina, referência no Brasil em educação ambiental, promovido pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais.

Implantado em 2019 com o objetivo de promover ações de educação ambiental em escolas municipais de educação básica o e de educação financeira com o incentivo de apoiar a coleta seletiva, o RenovAção é uma atividade articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, também da Prefeitura, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, e tem a execução técnica do GAIA Social.

“O trabalho realizado em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil é mais uma ação do Escola Inovadora e consolida o empenho da Educação de Jundiaí em estimular nas crianças a formação da consciência ambiental. Sabemos que, no futuro, isso refletirá em efeitos positivos na preservação do meio ambiente em nossa cidade”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Estar entre os finalistas de um prêmio tão relevante é um grande orgulho e atesta o reconhecimento a um projeto que, por meio de uma parceria bastante enriquecedora com o poder público de Jundiaí, vem demonstrando toda a sua vocação para contribuir na construção de um mundo mais sustentável por meio da educação”, destaca André Porto, gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM:

Duas meninas estão com uniforme escolar, azul claro com detalhes em azul escuro e calça azul escura com detalhes azul claro. Cada uma segura e mostra nas mãos uma muda de planta. Elas estão em ambiente escolar.
Projeto RenovAção é finalista do prêmio Nana Mininni Medina

O RenovAção busca estimular os estudantes e a população do entorno das escolas para a adoção de hábitos capazes de promover a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos, bem como o consumo econômico de água, desse modo conscientizando esse público para a importância de garantir a sustentabilidade do planeta por meio da preservação ambiental.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques salienta a importância do projeto que extrapola os muros da escola. “O RenovAção é construído entre os parceiros e principalmente por meio da escuta com todos os educadores das escolas envolvidas, cozinheiros, professores, assistentes e os estudantes trabalham juntos para que as ações cheguem na comunidade e não fiquem apenas no ambiente escolar”, explica. 

Em três anos de realização, o Projeto reuniu mais de seis mil alunos de dez escolas participantes. Foram realizadas dez oficinas formativas com cerca de trezentos e cinquenta multiplicadores de boas práticas ambientais na comunidade, entre alunos, funcionários e moradores vizinhos das escolas participantes. Houve ainda a montagem de infraestrutura para arrecadação contínua de PET em sete escolas, instalação de sistemas para captação de água de chuva em quatro estabelecimentos, além da realização de oficinas sobre compostagem, produção de vídeos e webinares por alunos e professores.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM:
Em um chão de cimento pintado de verde claro, estão apoiadas sacolas de papelão com um adesivo colado escrito RENOVAÇÃO, na frente um copo de plástico verde uma muda de árvore. No fundo, estão crianças sentadas e adultos em pé.
Projeto incentiva as ações além das paredes da escola, com a comunidade

Sobre o prêmio

O RenovAção é um dos 14 projetos finalistas da premiação, selecionados segundo a comissão avaliadora como excelentes projetos, considerando o objetivo, a metodologia utilizada, a amplitude de suas atividades, o público impactado e os resultados alcançados.

O prêmio homenageia a Dra. Nana Mininni Medina, que se notabilizou por sua relevante contribuição aos estudos em educação ambiental no Brasil e no exterior. A distinção tem o objetivo de certificar os melhores projetos em educação ambiental nas categorias formal e não-formal.

Será entregue no dia 8 de abril, em Bento Gonçalves (RS), no encerramento da Conferência Internacional de Educação Ambiental promovida pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, organização sem fins econômicos fundada em 2005 que visa a apontar soluções economicamente viáveis em questões socioambientais para empresas, governos e comunidades.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/30/escola-inovadora-projeto-renovacao-e-finalista-em-premio-de-educacao-ambiental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original