Escola Inovadora amplia o quadro de profissionais para o atendimento de estudantes da educação inclusiva

Publicada em 01/04/2022 às 13:41

Com o objetivo de atender à crescente demanda de profissionais para acompanhamento de estudantes com deficiência nas escolas da rede municipal de ensino, o programa Escola Inovadora, desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação, está realizando a contratação de 114 pedagogos estagiários.

“Os profissionais de apoio têm um papel relevante no trabalho com as crianças que possuem deficiência e que necessitam de auxílio nas áreas de alimentação, higienização, locomoção ou ainda em aspectos pedagógicos específicos, desenvolvendo-se o trabalho sempre em parceria com o educador regente, uma vez que o professor é o responsável pedagógico por todos os seus estudantes”, ressalta a diretora do Departamento de Educação Inclusiva, Karina Verardo. 

Na comparação com os anos anteriores, a rede municipal de ensino passou de 785 estudantes acompanhados pelo Departamento de Educação Inclusiva, para 1001. “Por conta disso, neste ano, houve a ampliação no quantitativo do corpo de apoio, passando de 272 para 376”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Foco nas  mãos de uma mulher e uma criança. A mulher segura um papel rosa e a criança faz um corte com uma tesoura.
Profissionais auxiliam os estudantes da educação inclusiva

Com a contratação, a UGE fez o investimento de R$ 408 mil. “São 114 pedagogos estagiários a mais e para isso o recrutamento e contratação foi realizado por meio do CIEE. No valor estão inclusos a taxa de recrutamento, bolsa para os profissionais e auxílio transporte. Em paralelo à contratação emergencial de três meses, estamos com o processo de contratação regular para a continuidade do atendimento. Considerando ainda a importância do serviço prestado, assim como a sua qualidade, o DEIN disponibilizará ao longo do ano letivo 120 horas de formação, no contraturno, com profissionais especialistas nas áreas da educação inclusiva para todos os seus profissionais de apoio”, comenta Karina. 

“Essa é mais uma ação do governo municipal que visa atender às solicitações das famílias que têm crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Jundiaí avança sem deixar nenhuma criança para trás”, lembra o gestor da Unidade de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. 

Os candidatos às vagas devem enviar currículo para dein@jundiai.sp.gov.br e manter seu cadastro atualizado no site do CIEE (https://portal.ciee.org.br).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/01/escola-inovadora-amplia-o-quadro-de-profissionais-para-o-atendimento-de-estudantes-da-educacao-inclusiva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original