Exposições, contação de histórias, apresentação de tecido acrobático, stand up e música erudita são algumas das ações da Cultura neste início de abril
Publicada em 01/04/2022 às 15:04Para quem gosta de acompanhar as ações de Cultura na cidade, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), além de manter os equipamentos públicos sob a sua responsabilidade abertos para visitação no final de semana, também promove apresentações neste final de semana, bem como nos primeiros dias de abril.
O destaque do mês fica para a volta da programação Sexta no Centro no dia 08 de abril e do Festival Enredança, entre os dias 08 a 24 de abril. Confira a programação:
Biblioteca
A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebe nesta sexta-feira (01), às 19h30, o vernissage da exposição “Porque Ele muito amou”, da artista jundiaiense Isabel Lopes, com quadros que representam a Via Sacra. No total, serão expostos 15 quadros, produzidos com técnica de pintura sobre tela.
Para a abertura, estão programadas uma conversa da artista com os convidados presentes e uma apresentação musical com o pianista Filipe Vaz. “Porque Ele muito amou” segue para visitação gratuita no espaço de exposições Sônia Cintra até o dia 30 de abril.
No sábado (02), a partir das 11h, apresentação do espetáculo “Asas para o Mundo”. Contação de histórias feita dentro do Teatro Lambe-Lambe, que é uma caixa cênica em miniatura, independente e itinerante, onde são encenados espetáculos de Teatro de Bonecos, de curta duração.
Em “Asas para o Mundo”, uma das páginas de um livro voa enquanto é lido, transformando-se, através da arte do origami, em vários objetos, levando o espectador a uma viagem pela imaginação, uma reflexão sobre ler livros.
A Biblioteca Municipal funciona dentro do Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 13h.
Complexo Fepasa
Nesta semana o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos previamente agendados para reuniões e ensaios.
Na terça-feira (05), às 19h, na Sala Jundiaí, será realizado o lançamento do CD “Violonístico” do Duo Siqueira Lima, que chega a Jundiaí pelo Programa de Ação Cultural (ProAc) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Após tocarem, Cecília Siqueira e Fernando Lima, integrantes do Duo, vão conversar com a plateia sobre o tema: “Música Brasileira Contemporânea”. Entrada franca.
O Complexo Fepasa fica, na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Ponte de Campinas. Mais informações pelo telefone (11) 4589-6800.
Fábrica das Infâncias Japy
No domingo (03), às 10h30, crianças e seus pais ou responsáveis acompanham a apresentação do espetáculo “Renascer”, com o grupo Movimentar-te, em que o destaque fica para uma das técnicas circenses, o tecido acrobático. Com movimentos leves e encantadores os acrobatas despertam no público, as sensações de novo e ressurgimento.
A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita. Seu funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenções de rotina e limpeza em geral.
Solar do Barão
No sábado e domingo, o público poderá visitar parte do acervo permanente e os jardins do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, das 10h às 17h. O Solar fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação durante a semana é de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Na segunda-feira, fechado para limpeza e manutenção.
Entre os dias 16 de abril e 26 de junho, o Museu recebe ainda a exposição “Legado de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, em homenagem à artista Glória da Silva Rocha Genovese.
Pinacoteca
Nesta sexta-feira (01), às 19h, será realizado o vernissage da exposição “Biodiversidade e Cultura Indígena”, com a presença do artista plástico Elvis da Silva, que expõe pela primeira vez na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes.
A exposição marca as ações alusivas ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, e dar visibilidade à importância da biodiversidade e fica aberta com entrada gratuita até o dia 1º de maio. O artista traz para Jundiaí o resultado de suas constantes pesquisas com diversas tintas e pigmentos acrílicos, bem como aquarelas, óleos, nanquim, grafite e mosaico, tendo sempre a sua percepção através da cor.
Elvis da Silva é o idealizador de uma técnica de pintura que une cada vez mais os laços da ciência e da arte. A técnica intitulada “TOE” (técnica de observação no escuro), consiste em ativar, por meio de cores vibrantes, as células-cones responsáveis pela interpretação de cores, propiciando a ocorrência de alguns fenômenos óticos quando da fixação do olhar em um ambiente de penumbra.
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 17h. Às segundas-feiras o local fica fechado para limpeza e manutenção. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.
Polytheama
No palco do teatro nesta sexta-feira (01), serão realizadas duas sessões do stand up “Show Solo com Afonso Padilha”, às 20h e 22h. Os ingressos podem ser adquiridos pela Internet, na plataforma Sympla e na bilheteria do teatro que funciona a partir das 10 horas.
No domingo (03), a partir das 19h, a apresentação de música erudita, “Clássicos com Jean William e Rafael Altro”, com entrada franca.
Na quinta-feira (07), numa promoção da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiai), o evento “Café Show com Leandro Karnal”. Todas as informações sobre ingressos direto com os promotores pelo telefone (11) 3308-4328.
Na sexta-feira (08), às 20h, espetáculo musical sacro, “La Pietá”, com entrada franca e promoção da Mitra Diocesana de Jundiaí. Os ingressos, estão sob a coordenação direta da Mitra. Informações pelo telefone (11) 4526-1338.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.
Pracinha da Cultura Vista Alegre
Neste sábado (02), continuam as atividades da Oficina de Capoeira para crianças a partir de 7 anos, no período da manhã das 9h30 às 10h30. No período da tarde, da Oficina de Maracatu, das 14h às 16h.
A ação está dentro da proposta de descentralização da oferta de oficinas culturais gratuitas pelos bairros da cidade, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) está realizando nove oficinas na Pracinha da Cultura (antigo CEU das Artes), no Vista Alegre, com duração de quatro meses, tendo como público alvo desde crianças até adultos.
Os interessados podem se inscrever pela internet (estando logado em uma conta Google) ou na Pracinha da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com cópias do RG, CPF e comprovante de residência, e verificar a disponibilidade de vagas. A Pracinha fica na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, Vista Alegre. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6193.
Sexta no Centro
Após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia, a ação do Departamento de Cultura está de volta. Dia 08, das 16h às 22, no Coreto da Praça Marechal Floriano Peixoto – atrás da Catedral.
O Sexta no Centro é um programa realizado em parceria das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
Além dos shows musicais que estão sendo programados, o espaço gastronômico ficará sob a responsabilidade dos permissionários dos varejões noturnos e ainda haverá as barracas de artesanato com os participantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão.
Próximas atrações
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) recebeu a inscrição de 670 bailarinos para o 24º Enredança, num total de 278 coreografias, que serão apresentadas por 69 grupos, escolas ou artistas solos, de 20 diferentes cidades do Estado de São Paulo.
Após dois anos de realização on-line, o Enredança volta em seu formato original, no palco do teatro Polytheama. Este ano, o festival será realizado entre os dias 08 a 24 de abril e contará em sua programação com oficinas e workshops, mostras paralelas e apresentações competitivas.
Pelas mostras paralelas, as apresentações inscritas serão realizadas em locais diversos da cidade, como o Complexo Fepasa, outros equipamentos culturais e demais espaços na região Central e em alguns bairros da cidade.
Já as apresentações competitivas acontecerão no Teatro Polytheama, entre os dias 16 a 24 de abril. No último dia do festival serão realizados ainda a Matinê e a Noite de Gala, quando serão feitas as premiações para os melhores bailarinos, revelações, conjunto e coreografia.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
-
04/11/2024
8º FESTEJU chega ao fim com premiações na Sala Glória Rocha
-
04/11/2024
Cultura promove encontro para tirar dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc
-
03/11/2024
Orquestra apresenta no sábado (09) o sétimo concerto da temporada 2024 no Polytheama
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias
Baixe as fotos desta notícia na resolução original