Famílias cadastradas no programa Criança Feliz visitam pela primeira vez a Fábrica das Infâncias Japy

Publicada em 04/04/2022 às 18:32

Cerca de 25 crianças da região do Jardim São Camilo inscritas no programa Criança Feliz, visitaram pela primeira vez na tarde desta segunda-feira (04) a Fábrica das Infâncias Japy. A visita foi acompanhada por pais e responsáveis, além de visitadores do programa, que, no Município, acompanham as famílias de 500 crianças.

Além de explorar o espaço, inaugurado no fim do ano passado pela Prefeitura, as crianças participaram de duas oficinas, de musicalização e de contação de histórias, propostas, respectivamente, para as crianças menores e maiores. A ação intersetorial foi proposta em parceria das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Cultura (UGC), que viabilizaram também o transporte das famílias.

A criançada aproveitou para conhecer, explorar e brincar no espaço recém-inaugurado pela Prefeitura

Entre as crianças, Davi Gabriel, de um ano e nove meses, que recebe as visitações desde que nasceu, foi acompanhado da irmã Emily Vitória, de seis anos, da visitadora Mirely Rocha e da mãe, Aline Silva. “Eu nunca tinha ouvido falar sobre a Japy, mas desde que soube que viríamos para cá pensei em um espaço cheio de brinquedos e brincadeiras. Mas aqui é muito melhor. O Davi é bem tímido, mas aqui ele se soltou para brincar. Agora queremos voltar com meu marido, em algum final de semana”, comentou a moradora do Caxambu e que é atendida por diversos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Camilo.

O Criança Feliz é articulado no Município pela UGADS. Segundo a gestora da pasta, Maria Brant, a ideia é que a proposta da visita alcance todos os territórios acompanhados pelo programa. “O objetivo da visita destas famílias é a criação de pertencimento entre elas e os equipamentos públicos, para que assim compreendam que este espaço é delas e retornem também em seus horários livres, como suas famílias e amigos. Em vista do sucesso de hoje, queremos propor esta mesma visita para os outros territórios acompanhados pelo Criança Feliz”, comentou.

Além de sede do Comitê das Crianças, a Fábrica das Infâncias Japy é um equipamento ligado à UGC e voltado às Infâncias. Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, a proposta da atividade intersetorial é a busca de mudança de comportamento dos cuidadores. “Esta visita-piloto faz parte do processo iniciado na França, quando, representando a Prefeitura, Maria e eu participamos, em janeiro deste ano, de formação sobre políticas para a Infância pelo Instituto Europeu de Administração de Negócios (INSEAD). O objetivo é a mudança de comportamento por parte dos cuidadores, que, por isso também foram convidados, para que conhecessem a Japy e também pudessem brincar e incorporar às suas vidas a importância do brincar no desenvolvimento de seus filhos”.

Emily e Davi foram acompanhados da mãe Aline e da visitadora do programa Mirely

Aberto excepcionalmente nesta segunda-feira para a visita, o espaço fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/04/familias-cadastradas-no-programa-crianca-feliz-visitam-pela-primeira-vez-a-fabrica-das-infancias-japy/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original