Procon Jundiaí informa pesquisa de ovos de Páscoa da Fundação Procon SP e dá dicas de compras

Publicada em 04/04/2022 às 16:37

A Pesquisa Comparativa de Preços de Produtos para a Páscoa, realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação PROCON-SP, fez a comparação de preços de 81 itens. O levantamento foi online em nove sites, no período de 14 a 17 de março, e foram coletados preços de caixas de bombom, ovos de Páscoa e tabletes de chocolates. Fizeram parte da comparação de preços somente os itens comercializados em, no mínimo, três sites visitados.

Confira a pesquisa completa.

A chefe do Procon Jundiaí, Gabriela Glinternik, destaca a importância da pesquisa. “Um trabalho como esse demonstra como é importante que o consumidor passe por diferentes sites ou lojas quando estiver fazendo suas compras, o que pode lhe garantir uma economia.” 

Além da pesquisa de preços, é importante que o consumidor tome alguns cuidados na hora da compra. São eles:

  • Validade do produto: os alimentos devem conter de forma clara, a data de fabricação e/ou validade do produto
  • Os estabelecimentos devem expor os chocolates em ambiente adequado; certifique-se de que o produto não está exposto ao sol, umidade ou qualquer outra condição que possa alterar a qualidade do produto (junto com produtos de limpeza ou inseticidas, por exemplo). 
  • Os brinquedos oferecidos como brindes, devem seguir as mesmas regras de segurança de qualquer outro brinquedo, ou seja, devem apresentar na embalagem a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição. O brinquedo deve ter o selo do Inmetro na embalagem, identificação do fabricante ou importador (nome, CNPJ, endereço), instruções de uso e de montagem, quando for o caso, e eventuais riscos que possam apresentar à criança.
  • Atenção ao prazo de validade dos ovos de chocolates ou similares (bolos, brigadeiros, biscoitos – produtos temáticos). 
  • Também é muito importante ler as informações dos ingredientes e tabela nutricional, principalmente quando o produto for destinado ao público que consome ou dá preferência aos produtos Diet e Light; esses produtos devem conter a indicação das porções e ingredientes específicos, além da tabela comparativa nutricional. 
  • Exija sempre a Nota/Cupom Fiscal para apresentar, no caso de problemas com suas compras.

Qualquer dúvida ou problema, procure uma das formas de atendimento do Procon Jundiaí. O atendimento presencial deve ser agendado com antecedência neste mesmo link. Moradores de outras regiões devem procurar o Procon de sua cidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/04/procon-jundiai-informa-pesquisa-de-ovos-de-pascoa-da-fundacao-procon-sp-e-da-dicas-de-compras/