Alimentação saudável e horta orgânica no cotidiano das crianças nas escolas municipais

Publicada em 14/04/2022 às 13:31

Vale Verde, a horta orgânica que abastece a rede municipal e estadual do município e desenvolve, além do planejamento e cuidado com as hortas nas escolas, ações que incentivam a alimentação saudável pela população, como o programa Horta Urbana, por meio do Departamento de Urbanismo, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

Realizado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), da Unidade de Gestão de Educação, o Inova na Horta é mais uma ação do programa Escola Inovadora, desenvolvido nas escolas. Além disso, as unidades escolares contam com hortas próprias, que incentivam a educação sobre alimentos e consumo das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Os alunos também visitam o Vale Verde, conhecem o espaço e as espécies diretamente na plantação. “Ao ajudar no cultivo da horta, as crianças aprendem sobre a importância de uma dieta variada e o objetivo é que, em 2023, 100% das escolas municipais contem com as suas próprias. Inserimos hortaliças e alimentos de boa qualidade desde a Educação Infantil I”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Imagem com drone feita de cima da grande horta da EMEB Hermenegildo Martinelli Comendador, com sete crianças em volta de uma plantação. São nove plantações, algumas somente com terra, pronta para plantar.
Horta da EMEB Hermenegildo Martinelli Comendador

“Nós temos o prazer de recebê-los aqui e é sempre diversão garantida. Mostramos todos os espaços e as crianças se encantam”, comenta a coordenadora do Inova na Horta, Érica Campos.

Em Jundiaí, a alimentação saudável é tratada com seriedade e responsabilidade. “A parte preferida dos pequenos é experimentar as PANC, eles sempre ficam encantados com a azedinha. Entender o processo das plantas e proporcionar um contato direto com alimentos saudáveis é muito importante para as crianças”, comenta o coordenador do Inova na Horta, Silvio Grillo.

Com 15 mil metros quadrados de área cultivável, o Vale Verde produz hortaliças convencionais e PANC, sem a utilização de agrotóxicos. O projeto da Unidade de Gestão de Educação é reconhecido nacionalmente e a horta certificada pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA).

Na imagem há uma extensa plantação no Vale Verde, com fundo para as árvores.
Plantações no Vale Verde

A produção atende todas as escolas municipais com produtos como rúcula, alface, cheiro verde, couve e PANC como vinagreira, ora-pro-nóbis, moringa, entre outras. As refeições das unidades integrais de Educação Infantil I recebem quase 100% da produção, e as demais escolas recebem quase 60%.

As escolas são pontos cruciais de promoção da segurança alimentar ao garantir que as refeições contribuam com o desenvolvimento das crianças, uma vez que a saúde nutricional está diretamente ligada ao processo de aprendizagem. “Eu adoro ir ao Vale Verde! Explorar tudo e experimentar também. Quero ter uma alimentação mais saudável”, comenta Laiany Vitória de Oliveira, da EMEB Deodato Janski.

São 3 crianças com o uniforme da Prefeitura de Jundiaí, azul marinho e branco, agachados nas plantações da horta da EMEB Aparecido Garcia. Na imagem só aparece suas mãos e pés, com a horta. Um dos meninos segura uma garrafa de água verde.
Contato direto das crianças com a horta da EMEB Aparecido Garcia

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/14/alimentacao-saudavel-e-horta-organica-no-cotidiano-das-criancas-nas-escolas-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original