Governo inicia semana com monitoramento das obras de infraestrutura importantes para a população 

Publicada em 18/04/2022 às 18:25

Gestores e técnicos da Prefeitura de Jundiaí iniciaram a semana com uma reunião para o monitoramento de projetos prioritários, na manhã desta segunda-feira (11), no Paço Municipal. Na ocasião, foram abordados projetos e obras de infraestrutura sob a responsabilidade das Plataformas de Desenvolvimento Sustentável, de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Emprego e de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

A reunião foi conduzida pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, junto à equipe da Unidade Central de Entregas, que trabalha com unidades de gestão para acompanhar o andamento de cada projeto e obra, por meio de indicadores de comunicação e de planejamento.

Em mesa em formato de "U", gestores conversam sobre diferentes projetos; ao fundo, um banner apresenta o logotipo da prefeitura em azul e branco
Reunião contou com a presença de diferentes gestores municipais e foi comandada pela Unidade de Governo e Finanças

“As unidades de gestão trabalham de forma intersetorial, de forma integrada, para otimizar os recursos disponíveis e garantir as entregas dentro do prazo para a população. Essas obras geram emprego e ampliam a qualidade de vida da nossa cidade”, declara Parimoschi. 

Projetos
Durante a reunião foram discutidos os projetos de retomada das obras de construção da Clínica da Família e Pronto Atendimento Ponte São João e do Canil da Guarda Municipal. As empresas que estavam fazendo essas obras não cumpriram o cronograma da PMJ e  a execução dos contratos foram interrompidas. Agora os projetos estão sendo adequados para novas licitações, que serão publicadas ainda este mês.

A gestão municipal rescindiu os contratos com uma empresa que iniciou a construção dos dois equipamentos e aplicou as penalidades previstas, uma vez que não houve o cumprimento dos prazos e execução dos trabalhos previstos no contrato. Do total a ser feito, a empresa executou apenas 18,3% da Clínica da Família e 12% do Canil e não cumpriu as cláusulas contratuais.

Também foi abordado o projeto da Unidade de Pronto Atendimento da Vila Progresso, atualmente em fase de orçamentação, para início da licitação das obras. Nas próximas semanas ele deverá ser apresentado à comunidade da região Sul. Outro projeto que exigirá grande investimento, o viaduto que ligará as avenidas Samuel Martins e 14 de Dezembro – ao custo de R$ 28 milhões, sendo R$ 23 milhões de convênio com o governo estadual – foi discutido pelos gestores e aguarda a liberação de recursos estaduais.

Da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, os presentes abordaram o projeto da construção de um novo Terminal Urbano no bairro Novo Horizonte, cuja área ainda está sendo analisada. No mesmo bairro, foi discutido um estudo que está senso realizado para implantação de uma zona de desenvolvimento incentivado e inteligente, espaço para desenvolvimento de startups e tecnologia, no eixo do programa Jundiaí Cidade Inteligente.

As obras das ciclovias da avenida Navarro de Andrade e da Prefeito Luiz Latorre também foram alvo de discussão. No caso da primeira, ela está em fase de conclusão da licitação; já o projeto da segunda passa por readequação. 

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente abordou ainda o projeto de requalificação da Região Central, com a revitalização de praças, começando pela Praça Dom Pedro 2º, a Praça das Rosas, cujo projeto passa pelo estágio de elaboração de orçamento. Também foi apresentado um cronograma para a conclusão dos projetos para a revitalização de outras praças, entre elas a São Bento, a Rui Barbosa e a da Matriz, entre abril e junho deste ano.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/18/governo-inicia-semana-com-monitoramento-das-obras-de-infraestrutura-importantes-para-a-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original