Prognóstico do Plano da Mata Atlântica e do Cerrado pode ser consultado e população pode enviar sugestões até 29 de abril

Publicada em 18/04/2022 às 09:21

Após a realização da apresentação do prognóstico do Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado (PMMAC) para a população, promovido no último dia 5, pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), por meio do Departamento de Meio Ambiente, o documento está disponível para consulta da população no site da Prefeitura de Jundiaí. A população pode enviar dúvidas e sugestões sobre o instrumento até o dia 29 de abril. 

“O prognóstico é a fase conclusiva da elaboração do Plano. A primeira etapa foi a elaboração do diagnóstico que tem como objetivo, a partir da situação atual, fornecer subsídios para o estabelecimento das áreas prioritárias para conservação e recuperação dos remanescentes presentes no município”, explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Wagner de Paiva.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Área verde com grama e árvores, imagem mostra vegetação típica do Cerrado.
Cerrado é presente em Jundiaí. O PMMAC visa ampliar os remanescentes da vegetação na cidade

O prognóstico apresenta os objetivos específicos que são: fortalecer a conservação da biodiversidade; promover a recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado em Jundiaí; promover o uso do PMMAC no desenvolvimento urbano; conciliar o PMMAC com o desenvolvimento sustentável; conhecer e comunicar a Mata Atlântica e o Cerrado de Jundiaí e ajustar o desenvolvimento institucional do PMMAC. “Esta etapa, também, detalha as diretrizes e as ações, contemplando metas, prazos, recursos e atores envolvidos ”, afirma Wagner.

A construção de todas as etapas do Plano acontecem de maneira transparente e para isso a participação da população é fundamental. “Ao longo do processo foram realizadas oficinas participativas e consultas públicas para ampliar as discussões e o diálogo com a população. Convidamos os munícipes para que também estejam presentes agora na fase do prognóstico. Esta é a etapa final que descreve as ações que deverão ser implementadas como próximos passos”, lembra o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/18/prognostico-do-plano-da-mata-atlantica-e-do-cerrado-pode-ser-consultado-e-populacao-pode-enviar-sugestoes-ate-29-de-abril/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original