Escola Inovadora: Programa Bilíngue já é realidade na EMEB Joaquim Candelário de Freitas

Publicada em 23/04/2022 às 08:27

Em Jundiaí, a educação inovadora avança para acompanhar o mundo contemporâneo e as novas necessidades do futuro mercado de trabalho. Além das tecnologias educacionais implantadas a partir deste ano letivo, a Escola Inovadora iniciou o programa bilíngue, que é desenvolvido para os alunos dos primeiros anos da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas. 

“Preparar os futuros profissionais do mercado de trabalho de Jundiaí é uma das políticas públicas que desenvolvemos em Jundiaí. O inglês já é presente na rede municipal de ensino a partir dos 4 anos de idade e agora avançamos mais um passo para ampliar o contato das crianças da Escola Inovadora com a Língua Inglesa”, declara o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Sala de aula com mesas brancas, cadeiras vermelhas. Na sala, as crianças estão sentadas, fazendo gesto com as mãos e olhando para a professora que está à frente. 
A professora à frente está em pé e faz o gesto que as crianças repetem. 
ao fundo da sala está outra professora, em pé, olhando para a classe.
No programa bilíngue os estudantes contam com a professora unidocente e a docente de Língua Inglesa

Em virtude do programa, os estudantes passaram de duas para cinco horas semanais de imersão na Língua Inglesa. Durante as duas horas de aulas regulares, o professor especialista trabalha o ensino da língua com material didático, enquanto que nas três horas adicionais são aulas da matriz curricular ensinadas em inglês, sendo que foram escolhidas as disciplinas de Geografia, História e Ciências. 

Nas aulas adicionais, a professora unidocente é acompanhada da professora de Língua Inglesa, Alessandra Íscaro Costa, que é professora de Língua Inglesa do programa bilíngue. “Em classe, trabalho em conjunto nas aulas de História, Geografia e Ciências segundo o currículo das disciplinas de forma contextualizada e lúdica, utilizando o inglês nas músicas, histórias e interações em propostas realizadas especialmente nos espaços externos, onde as crianças podem usar o corpo e o meio ambiente. Começamos o programa bilíngue há um mês e estou me surpreendendo com a evolução deles no idioma. Acredito que no segundo semestre nossas interações possam ser somente somente em inglês pois eles estarão produzindo naturalmente pequenos diálogos em inglês com foco na comunicação”, comentou. 

Na turma do 1º ano C, as aulas de inglês já estão entre um dos momentos preferidos dos alunos. Benício Carvalho, 6 anos, começou a estudar na EMEB Candelário neste ano, mas já era aluno da rede e começou a ter contato com a Língua Inglesa ainda no G4. “Estou aprendendo muito mais de inglês. Já aprendi a falar e o significado de yes. É legal ter as duas professoras na classe e aprender mais”, afirmou o garoto que ainda cantou o trecho de uma música recém ensinada pela professora Alessandra “Everybody is different, that ‘s ok (Todo mundo é diferente, está tudo bem)”. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Foco está em garoto, com cabelos morenos, encaracolados. Ele traja uniforme branco, com detalhes, gola e mangas em azul escuro. O garoto está com os braços abertos e sorri.
Benício conta que aprendeu novas palavras em inglês desde o início deste ano letivo

A professora unidocente do 1º ano C, Luana Vieira, conta que todos os dias os alunos têm contato com a língua. “Essa oportunidade de vivenciar é ótima e eles aproveitam muito. São aulas didáticas, coloridas, cheias de vídeo e música. Já observei que entre eles já estão se comunicando em inglês mesmo em momentos que não são nas aulas de inglês. Essas crianças estão se familiarizando tanto com a língua que vai ser algo natural para eles”, conta a docente que ainda disse que tem aprendido junto com os estudantes. 

O programa visa promover o conhecimento da língua inglesa como uma ferramenta mediadora entre a criança e o mundo, oportunizando conhecer outras línguas e culuras, além de contribuir com o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógica da escola.  

“A Língua Inglesa transpassa as demais áreas como história, geografia, artes, educação física e pode ser trabalhada desde os pequenos estudantes com o uso da ludicidade. O programa bilíngue é mais uma iniciativa que visa proporcionar às crianças o desenvolvimento das potencialidades, além de prepará-las para o futuro profissional que vão enfrentar em 10, 15 anos. Estudos apontam que formações bilíngues/plurilingues resultam em benefícios cognitivos, econômicos e sociais”, conclui a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

DESRIÇÃO DA IMAGEM
Professora está à frente de uma fila de alunos. Ela está pulando em um pé só e crianças começam a acompanhar e imitar o movimento. Eles estão em um ambiente onde o chão está pintado com pegadas e pode-se ler palavras em Língua Inglesa no chão
As aulas bilíngues são promovidas em sala de aula e também no desemparedamento da escola

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/23/escola-inovadora-programa-bilingue-ja-e-realidade-na-emeb-joaquim-candelario-de-freitas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original