Conheça seu Bairro: projeto amplia conhecimento de toda a cidade

Publicada em 28/04/2022 às 11:23

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) atualizou as informações do projeto Conheça seu Bairro, que visa oferecer à população de Jundiaí um instrumento para o conhecimento de sua própria realidade e, consequentemente, o fortalecimento das práticas de cidadania. 

O instrumento tem como base o abairramento definido pela Lei Complementar nº 461, de 2008, que define 73 bairros, além do território de Gestão da Serra do Japi. O projeto pode ser acessado pelo site. A navegação é simples, ao escolher um dos bairros, o usuário é direcionado para uma tela com diversas informações do local como história, mapa, população, loteamentos presentes, uso do solo, equipamentos públicos presentes, entre outras.

“Esperamos que o material possa ampliar o conhecimento de moradores e visitantes sobre nossa cidade. Ter acesso a esses dados é fundamental para que os munícipes possam colaborar e participar do planejamento do futuro da cidade, como também do próprio futuro”, argumenta o gestor da  UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Tela de computador, com imagem de um mapa.
Conheça seu Bairro apresenta mapa e informações sobre os bairros de Jundiaí

A primeira versão do projeto Conheça seu Bairro foi realizada em 1996, quando a cidade contava com população de 291.946 habitantes e havia 52 bairros no município. Em 2004, foi publicada a segunda versão com informações, imagens e mapas relativos a cada um dos bairros de Jundiaí, agrupados de acordo com as regiões onde estavam localizados. Na atual versão os dados são apresentados em formato digital. “As informações disponíveis são do Censo de 2010, uma vez que houve atraso na realização do Censo de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por conta da pandemia da Covid-19. Mesmo assim, elas já permitem uma análise do crescimento urbano nas últimas décadas e a realização de projeções populacionais”, explica a diretora do Departamento de Urbanismo, Sylvia Angelini. Tão logo o Censo seja realizado, o Conheça seu Bairro será novamente atualizado.

Na página de cada bairro também é possível consultar as notícias publicadas sobre cada um deles no site da Prefeitura. A busca também pode ser feita pelo nome do bairro, seguindo a escrita como disposta na lista do site.

O trabalho foi feito pelo Departamento de Urbanismo, em parceria com o Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/28/conheca-seu-bairro-projeto-amplia-conhecimento-de-toda-a-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original