Estudantes conversam com prefeito sobre tecnologia

Publicada em 28/04/2022 às 16:15

Um grupo formado por oito estudantes da Escola Estadual Paulo Mendes Silva, da Vila Progresso, se reuniu, nesta quinta-feira (28), com o prefeito Luiz Fernando Machado. Eles desenvolvem projetos de robótica na instituição de ensino e, na oportunidade, conheceram as ações já desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí na área de educação e tecnologia. 

O primeiro encontro do grupo com o prefeito foi durante a inauguração do CIEBP (Centro de Inovação de Educação Básica Paulista), no Mundo das Crianças, quando foram convidados pelo chefe do executivo para a conversa. 

“O empenho e trabalho já iniciado por vocês (estudantes) têm um impacto muito positivo na cidade. As empresas de tecnologia, quando se interessam por um município, avaliam a mão de obra qualificada disponível. O grande ativo de uma cidade são as pessoas. Um município mais atraente para as indústrias é aquele que investe nas escolas e atua para aprimorar o conhecimento de tecnologias. Cabe ao governo induzir e incentivar o conhecimento, crescimento e instalação de empresas no município”, declarou Luiz Fernando.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um sala, com amplas janelas ao fundo. Há homens, mulheres e jovens em pé.
Alunos e prefeito conversaram sobre educação e tecnologia em Jundiaí

Os estudantes, que na quarta-feira (27) visitaram a estrutura do Fab Lab Jundiaí, desenvolveram um modelo de carro que segue em linha reta e agora se preparam para montar um novo robô, aproveitaram para conversar com o chefe do executivo e fazer questionamentos referente aos incentivos educacionais. 

Aos 17 anos, Gabriel Etprecht de Araújo é um dos integrantes do grupo de robótica e comentou sobre a cidade. “Já morei em outras cidades e percebo que Jundiaí tem pessoas interessadas e por isso queria entender o que o governo faz para auxiliar no desenvolvimento. Gostei bastante desse encontro, o prefeito nos recebeu muito bem e se colocou à disposição frente ao nosso projeto”, comentou o aluno. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Garoto, cabelos morenos, usa óculos e camiseta preta com um robô desenhado do lado esquerdo e onde está escrito robótica. Ele está sentando em uma poltrona marrom.
Gabriel aprovou o encontro com o prefeito

A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Professora Vastí Ferrari Marques, explicou sobre as tecnologias educacionais utilizadas na rede municipal de ensino. “As crianças aprendem inglês e robótica desde os quatro anos e a cada idade as tecnologias educacionais estão presentes, sempre adaptadas para a faixa etária. Este grupo de alunos que estamos conversando já se diferencia pelo interesse pela tecnologia, uma habilidade necessária não para o futuro, mas já para o presente. Estamos felizes com essa transversalidade do conhecimento e da relação cada vez mais próxima da rede municipal com a estadual”, afirmou. 

Os estudantes foram acompanhados pela professora de Física Silvana Belotti e de filosofia Maria Aparecida Vitorino, que atuam no projeto desenvolvido pelos alunos. O encontro foi acompanhado pelo gestor adjunto de Educação, Mário Eugênio Simões Onofre, pelo vereador Faouaz Taha e pelo assessor da Aglomeração Urbana de Jundiaí, Carmelo Paoletti Neto.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/28/estudantes-conversam-com-prefeito-sobre-tecnologia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original