PAIT abre novas turmas para atendimento
Publicada em 28/04/2022 às 16:28Com 14 anos de trabalhos realizados, o programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, se reinventou na pandemia com atividades on-line e, agora, retoma com força total os atendimentos presenciais com as turmas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Complexo Argos e no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) com foco no combate ao tabagismo.
“Na pandemia, houve uma queda significativa na procura por ajuda e infelizmente muitos que haviam parado de fumar, recaíram durante a pandemia, em decorrência da situação vivenciada, perdas, estresse, entre outros. A retomada dos atendimentos presenciais e as conversas em grupos garantem maior estímulo entre os usuários interessados em deixar de fumar”, comenta o coordenador do programa, médico cardiologista Carlos Costa.
O tabagismo é uma epidemia mundial, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no mundo. Atualmente, cerca de 8 mil pessoas já tiveram auxílio no PAIT, o atendimento gratuito em Jundiaí garante acompanhamento completo, inclusive, com a dispensação de medicamentos para os casos necessários.
Programação
De acordo com o médico coordenador, novos grupos serão abertos nesta semana para receber novos integrantes.
UBS Guanabara: início dia 28/4 -14h
UBS Traviú: início dia 29/4 – 14h
CECCO: todas às segundas – 14h
NIS: toda terça-feira e quarta-feira -14h
Complexo Argos: toda segunda-feira – 18h Os pacientes interessados em participar do PAIT devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para ingressar no programa.
Assessoria de Imprensa
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
28/12/2024
Sem dívidas, Saúde de Jundiaí bate investimento recorde de R$ 54 milhões
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí