PAIT abre novas turmas para atendimento

Publicada em 28/04/2022 às 16:28

Com 14 anos de trabalhos realizados, o programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, se reinventou na pandemia com atividades on-line e, agora, retoma com força total os atendimentos presenciais com as turmas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Complexo Argos e no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) com foco no combate ao tabagismo.

“Na pandemia, houve uma queda significativa na procura por ajuda e infelizmente muitos que haviam parado de fumar, recaíram durante a pandemia, em decorrência da situação vivenciada, perdas, estresse, entre outros. A retomada dos atendimentos presenciais e as conversas em grupos garantem maior estímulo entre os usuários interessados em deixar de fumar”, comenta o coordenador do programa, médico cardiologista Carlos Costa.

O tabagismo é uma epidemia mundial, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no mundo. Atualmente, cerca de 8 mil pessoas já tiveram auxílio no PAIT, o atendimento gratuito em Jundiaí garante acompanhamento completo, inclusive, com a dispensação de medicamentos para os casos necessários.

Interessados em parar de fumar devem buscar apoio no PAIT, da Prefeitura de Jundiaí

Programação

De acordo com o médico coordenador, novos grupos serão abertos nesta semana para receber novos integrantes.

UBS Guanabara: início dia 28/4 -14h

UBS Traviú: início dia 29/4 – 14h

CECCO: todas às segundas – 14h

NIS: toda terça-feira e quarta-feira -14h

Complexo Argos: toda segunda-feira – 18h Os pacientes interessados em participar do PAIT devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para ingressar no programa.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/28/pait-abre-novas-turmas-para-atendimento/
Leia mais sobre ,