Programa Horta Urbana recebe o curso “Técnicas Bioconstrutivas e Permacultura”

Publicada em 29/04/2022 às 08:11

Uma parceria entre o Sesc Jundiaí, o Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e a Escola de Gestão Pública (EGP) viabilizou o início, nesta semana, do curso “Técnicas Bioconstrutivas e Permacultura”, dando continuidade ao programa Horta Urbana. O objetivo é oferecer conceitos e práticas na área de bioconstrução, manejo ecológico de água e outros temas em permacultura; vivenciar técnicas que possuem baixo impacto ambiental, baixo custo e que utilizam materiais não-tóxicos disponíveis na região; e contribuir com a construção de um espaço sustentável de suporte à horta urbana, além de fortalecer a integração entre os agricultores vinculados ao programa. 

“Trata-se de um desdobramento do programa Horta Urbana, que agora vai reunir aqueles que já fizeram o curso de plantio e já receberam a permissão de uso das áreas públicas, para a construção de um espaço para depósito de materiais e venda dos produtos da horta, com paredes de adobe e taipa de pilão”, explicou a coordenadora do programa Horta Urbana, Rita Stringari.

O primeiro módulo do curso sobre os princípios da construção com terra crua, propriedades e análise de solo, confecção de formas para adobe, preparo da massa e confecção do tijolo foi ministrado pelo arquiteto e educador Tomaz Lotufo e Vidaya Pereira, no espaço onde está sendo implantada a horta do Fazenda Grande, ao lado da UBS do bairro, com a participação de educadores físico-esportivos do Sesc Jundiaí.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
PEssoas estão em área externa, há uma lona azul esticada no chão e em cima diferentes tipos de terras e balde. 
As pessoas manipulam essas terras.
Na primeira aula os participantes já iniciaram as atividades práticas

“A ideia é trazer a demonstração das técnicas para as hortas comunitárias, entender ecologia no impacto social positivo. O protótipo que está sendo construído precisa ser feito em uma horta e poderá ser replicado. É importante que o conceito de fomentar maior autonomia e saúde seja aplicado nas hortas. A construção da edificação conta com o uso de materiais locais e troca-se o custo financeiro pelo trabalho, transformando, por exemplo, a terra em materiais. No curso vamos trabalhar os conceitos principais, preparar a massa e os tijolos. No próximo módulo vamos construir uma parede de taipa de pilão, que é a terra compactada, com uma qualidade muito boa”, explica Tomaz.

Durante o primeiro encontro, os participantes aprenderam sobre os diferentes tipos de solo e já iniciaram a prática.Tomaz e Vidaya convidaram todos para aprender a fazer a mistura de terra, areia, palha e água, para sentir as texturas e entender os diferentes estados que o material pode atingir. 

Elvis Barbosa Lima é permissionário da Horta Urbana do bairro da Quinta das Videiras e está participando do curso. “O nível técnico dos instrutores e ensinamentos é muito bom. Eles estão nos ensinando a trabalhar com materiais sustentáveis, que são simples e de fácil aplicabilidade. Hoje, literalmente, já colocamos a mão na massa. Minha ideia é realmente aplicar esse tipo de edificação no espaço onde será minha horta”, afirmou.

Já André Fossaluza, agente de educação ambiental do Sesc Jundiaí e responsável pela coordenação do curso, destaca a importância da parceria para a popularização de conceitos e técnicas sustentáveis e que promovam o desenvolvimento comunitário. “Estamos muito felizes com a viabilização da parceria num programa tão interessante e importante como o Horta Urbana, que pode trazer alimentos de qualidade à população das comunidades do entorno. A inserção da permacultura e de técnicas bioconstrutivas enriquece ainda mais o escopo do programa, além de permitir a atuação do Sesc Jundiaí no bairro Fazenda Grande”.

DESCRIÇAÕ DA IMAGEM
Na foto há duas pessoas, uma aparece de costas, com boné na cabeça. A outra pessoa está em pé, de frente para a imagem, é um homem que traja camiseta cinza.
Elvis é um dos permissionários de Horta Urbana de Jundiaí

O curso será realizado em quatro módulos, com dois dias de aula por semana. “O curso ainda promove a possibilidade dos/as beneficiários/as das hortas dialogarem com o ambiente ao redor, envolvendo a comunidade a participar do processo. O que eles/as aprendem nos quatro módulos poderá ser replicado nos demais espaços das hortas urbanas. São técnicas mais sustentáveis e que já são normatizadas”, comenta a arquiteta do Departamento de Urbanismo, Alissandra Bernardini. Participam do curso pessoas permissionárias das hortas urbanas, servidores/as públicos/as da Prefeitura Municipal de Jundiaí e a população em geral.

Programação do curso:

– 26 e 27 de abril: Introdução à bioconstrução e confecção de tijolos de adobe, com Tomaz Lotufo e Vidaya Pereira

– 3 e 4 de maio: Parede de adobe, taipa de pilão e reboco grosso, com Tomaz Lotufo e Bárbara Silva

– 17 e 18 de maio: Hiperadobe e reboco fino, com Tomaz Lotufo, Mariana Cintra e Cassio Yugo Abuno

– 24 e 25 de maio: Tintas naturais, círculo de bananeiras e avaliação, com Tomaz Lotufo e Gilberto Junior

Mais informações: sustentabilidade.jundiai@sescsp.org.br

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/29/programa-horta-urbana-recebe-o-curso-tecnicas-bioconstrutivas-e-permacultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original