Novo Horizonte ganha Núcleo de Apoio à Aprendizagem

Publicada em 30/04/2022 às 15:39

Para encurtar distâncias e trazer a educação para mais perto da comunidade da região do Jardim Novo Horizonte, o prefeito Luiz Fernando Machado realizou neste sábado (30) a entrega do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) ‘Professor Edson Américo Carneiro’.  O investimento foi de R$ 448 mil para adaptação e reforma de toda a estrutura. No local serão atendidos 180 estudantes da região, antes assistidos no NAA do Complexo Argos.

O Núcleo oferta serviços de psicopedagogia para estudantes com dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). “Entregar esse espaço é ter a certeza de que estamos deixando o legado que toda a cidade merece ter: a educação e o respeito às pessoas. Não há investimento melhor que esse”, comentou o prefeito, destacando que no total são 500 crianças atendidas pelo NAA.

A gestora de Educação, Vasti Ferreira Marques, ressaltou a importância do espaço. “Dignifica a infância e valoriza a aprendizagem. Reduzir o tempo de trajeto desses alunos também significa pra nós um ganho de qualidade no trabalho.”

Quem já frequentava o NAA na região no Complexo Argos não escondeu a felicidade durante a inauguração no Novo Horizonte. “Levo meu filho uma vez por semana de ônibus, em um trajeto longo. Agora, chego em 20 minutinhos. Moro no bairro ao lado”, disse Rita de Cássia Santos, mãe do Reinaldo, de 9 anos. Ela comentou que o filho tem se desenvolvido muito com a assistência do Núcleo. “Frequentamos desde 2020. É importantíssimo para a evolução dele.”

O encaminhamento dos estudantes é feito pelas unidades escolares. Também foram levados para o bairro serviços da parceria entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Educação. E, entre os alunos da Associação, está Thiago, de 6 anos, filho de Luciene Lima Santos. “A assistência que eles me dão é incrível e ter tudo isso perto de casa é um sonho. Posso vir a pé.”

Estrutura – A obra contou com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), Unidade de Gestão de Educação e Unidade de Gestão de Promoção da Saúde. Foi realizada adaptação e reforma das salas, banheiros, copa e lavanderia; construído sanitário adaptado; substituídas esquadrias metálicas e de madeiras; colocação de revestimentos cerâmicos, pisos e azulejos; substituição das instalações elétricas, hidráulicas e das louças sanitárias; pintura geral dos ambientes; revitalização das áreas externa. O espaço conta com o programa Inova na Horta, com a plantação de hortaliças tradicionais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Além disso, tem agora pisos sensoriais; quiosque; brinquedos de madeira; novo piso para mini quadra de futebol; paisagismo e calçada externa revitalizados.

Homenagens – Durante o evento, o prefeito prestou homenagens aos familiares do professor Edson, que dá nome ao espaço. Falecido em 2016, ele de aulas de arte e de Educação Musical na rede municipal de Jundiaí entre 2014 e 2016. Na abertura do evento, professores da rede tocaram e cantaram músicas compostas por ele. Também recebeu homenagem Elda Maria Ferreira da Silva, moradora da comunidade, com o nome de uma das salas do local.

O morador do bairro, Natal Casagrande, que atuou ativamente como voluntário, no apoio durante o período de obras, também foi lembrado e recebeu os cumprimentos do prefeito.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/30/novo-horizonte-ganha-nucleo-de-apoio-a-aprendizagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original