Segunda edição do ano da Sexta no Centro abre a programação da Luta Antimanicomial

Publicada em 02/05/2022 às 17:27

A segunda edição do ano da Sexta no Centro, marcada para esta sexta-feira (06), marca também o lançamento oficial do mês da Luta Antimanicomial 2022. Desta vez, as atrações na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), atrás da Catedral, vão das 13h30 às 22h, numa realização das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), com participação da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Da programação elaborada pela UGPS, a concentração começa às 13h30. Às 14h será a abertura oficial, com a fala dos envolvidos na ação. Na sequência tem Lian Gong às 14h10; Oficina de Lambe-Lambe e Cartazes e microfone livre às 14h30; Maracatu e intervenções artísticas de Capoeira e Hip Hop às 15h; e uma caminhada com a participação do Maracatu às 15h30.

O palco montado na Praça do Coreto recebe também as apresentações dos artistas chamados pela Cultura, por meio do edital CulturaMais, da UGC, e pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Foto noturna da Praça do Coreto com pessoas em pé e sentadas, assistindo a uma apresentação sobre o palco do coreto, ao fundo da catedral, com árvores e prédio no entorno
Esta será a segunda edição da Sexta no Centro desde a sua retomada pós-pandemia

Às 16h, sobe ao palco o grupo “Som das Ruas”, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) junto com a rede socioassistencial para a população em situação de rua. Formado por Melina Nucci de Oliveira, Anderson Henrique de Oliveira Mairink e Karen Fernanda da Silva Carvalho Antunes, todos atuando nas áreas da Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, o show “Tocando com eles, por eles e para eles!” traz repertório eclético, reunindo sucessos da Música Popular Brasileira (MPB) e o talento musical de pessoas em situação de rua atendidas pela rede municipal.

Já às 18h, o cantor Igor Pupo chega com o show “Melancolia Acorda”, uma apresentação que reúne músicas autorais, classificadas como o novo desmembramento da Música Popular Brasileira. O show explora uma estética mais orgânica para as canções, apresentadas agora em arranjos de voz, guitarra e violão, com a presença do músico parceiro Eduardo Pessine.

Na sequência, às 19h30, o público vai conferir o som de Rogério Botter Maio Trio, com o show “Sobre o Silêncio – 10 anos”, um repertório que reúne sucesso do frevo, baião, choro, samba e ijexá. No palco estarão Leandro Fortes (instrumentista, compositor e educador), Thiago Rogério Lourenço (graduado em piano popular, compositor e arranjador) e Rogério Botter Maio (baixista, compositor, arranjador e produtor musical)

No encerramento da programação às 21h, o público acompanhará o show “Vinte Anos de Estrada”, com o quinteto Projeto B. O espetáculo chega a Jundiaí por meio do ProAc, com repertório de música instrumental, baseado em composições próprias, bem como adaptações de obras de mestres da música erudita do começo do século 20. O Projeto B é formado pelos músicos Yvo Ursini (guitarra), Leonardo Muniz (clarinete, sax alto e tenor), Amilcar Rodrigues (trompete e flugelhorn), Mauricio Caetano (bateria) e Henrique Alves (baixo).

Gastronomia e Artesanato
Além das atrações culturais gratuitas da Sexta no Centro, o público ainda poderá conhecer o espaço gastronômico, onde estarão as delícias gastronômicas preparadas pelos permissionários dos varejões noturnos, bem como o artesanato diversificado dos artesãos que integram o Projeto Jundiaí Feito à Mão, com várias sugestões para presentear as mães, no próximo domingo, quando se comemora o Dia das Mães.

Mais Mês da Luta Antimanicomial
Durante todo o mês de maio, Jundiaí mobilizará todos os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para a realização de atividades alusivas ao período em que é celebrada a reorganização do modelo assistencial a pessoas com transtornos mentais. Em todo o país, o mês de maio é representativo para a luta antimanicomial, que celebra a nova proposta de cuidado a essas pessoas. 

Fileira de barracas de feira em praça com pedestres, com venda de artesanato, e carros e prédio histórico ao fundo
Barracas do varejão noturno e do Jundiaí feito à mão também marcam presença durante a ação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/02/segunda-edicao-do-ano-da-sexta-no-centro-abre-a-programacao-da-luta-antimanicomial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original