Horta Urbana do Fazenda Grande dá continuidade ao curso “Técnicas Bioconstrutivas e Permacultura”

Publicada em 06/05/2022 às 08:30

O programa Horta Urbana, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), em parceria com as Unidades de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), recebe nesta semana mais uma etapa do curso Técnicas Bioconstrutivas e Permacultura, fruto da parceria com o Sesc Jundiaí.

Nesta quarta-feira (4), os participantes receberam instruções para a construção de paredes de adobe (tijolos de terra crua, água e palha, moldados por processo artesanal ou semi-industrial) e taipa de pilão. 

O processo conhecido como taipa consiste em uma técnica muito antiga para construção de paredes com a utilização de terra compactada em fôrmas de madeira. “A terra vai sendo compactada, com o auxílio de um pilão, a cada 10 cm, aproximadamente, e as fôrmas vão sendo reposicionadas, para dar continuidade ao processo”, explica o arquiteto e educador Tomaz Lotufo.

Arquiteto Tomaz ensina aos alunos a antiga técnica da taipa de pilão

“A proposta é construir uma base de apoio nas hortas urbanas, um local para armazenar ferramentas, sementes e materiais, com banheiro, lavatório e uma bancada expositora para a venda dos produtos que serão colhidos. Optamos por uma construção sustentável, com uso de materiais locais e técnicas que respeitem o meio ambiente, que estão sendo ensinadas na prática no curso oferecido pelo Sesc”, comenta a diretora de urbanismo Sylvia Angelini. 

“Fizemos a produção dos tijolos na semana passada e agora estamos subindo a parede com a técnica de adobe, com instruções sobre como trabalhar com os blocos e fazer a alvenaria completa, inclusive com o acabamento final. É necessário ter alguns cuidados com a terra, como sempre mantê-la úmida, tomar cuidado com o nivelamento e fazer a ligação com a estrutura de bambu”, relata Bárbara Aparecida da Silva Francisco, arquiteta, urbanista e bioconstrutora.

Bárbara foi a responsável pelas aulas relacionadas às paredes de adobes

O curso também é importante para que os alunos possam levar os conhecimentos adquiridos a outras hortas espalhadas por Jundiaí. “Sou permissionário na horta do Jardim Pacaembu e estou aprendendo para levar essas técnicas para lá e aplicá-las posteriormente”, comenta Vinícius Camilo, que realizou todas as etapas do processo.

Agente de educação ambiental do Sesc Jundiaí, André Fossaluza, ressalta a importância da parceria com o programa Horta Urbana para as ações na área de Educação para Sustentabilidade: “O curso é mais um passo das ações educativas relacionadas à permacultura que vêm sendo desenvolvidas no Sesc Jundiaí. Permitir que este espaço formativo aconteça de forma prática e contribua com o importante programa Horta Urbana está intimamente relacionado com a atuação do Sesc no território”.

Alunos levantam a parece com os tijolos pruduzidos na primeira semana da oficina

O Programa

O programa Horta Urbana abriu as primeiras inscrições em junho de 2021, com o objetivo de oferecer áreas públicas ociosas para o cultivo por munícipes, após a realização de curso preparatório oferecido de forma gratuita pela Escola de Gestão Pública. Diante do interesse da população, uma segunda edição do curso foi feita em outubro, quando novos agricultores foram habilitados para uso da área pública, totalizando 21 áreas em implantação até o momento. Todas as informações sobre o programa e sobre as áreas selecionadas estão disponíveis neste link.

Programação do curso:

– 26 e 27 de abril: Introdução à bioconstrução e confecção de tijolos de adobe, com Tomaz Lotufo e Vidaya Pereira

– 3 e 4 de maio: Parede de adobe, taipa de pilão e reboco grosso, com Tomaz Lotufo e Bárbara Silva

– 17 e 18 de maio: Hiperadobe e reboco fino, com Tomaz Lotufo, Mariana Cintra e Cassio Yugo Abuno

– 24 e 25 de maio: Tintas naturais, círculo de bananeiras e avaliação, com Tomaz Lotufo e Gilberto Junior

No projeto, os participantes aprendem técnicas de construção sustentável

Assessoria de Imprensa.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/06/horta-urbana-do-fazenda-grande-da-continuidade-ao-curso-tecnicas-bioconstrutivas-e-permacultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original