Cultura divulga oficinas gratuitas de programa estadual para junho

Publicada em 11/05/2022 às 12:42

Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas para junho do programa estadual de Oficinas Culturais, uma excelente opção para artistas, professores, estudantes e o público interessado em atividades culturais.

As oficinas serão realizadas com aulas ao vivo, pela plataforma Zoom e os interessados deverão se inscrever a partir desta quarta-feira (11). As inscrições acontecerão via internet, sendo que para cada oficina há um link específico.

Homem de boné, camiseta preta, bermuda marrom e sapatos pretos, pintando parede com spray de grafite, com latas diversas sobre a calçada
Programação do mês traz duas oficinas do “Ciclo de Debates sobre Graffiti: No Olho da Rua”

Da programação oferecida pela Secretaria de Cultura constam as seguintes oficinas:

  • CLUBE DE LEITURA DE DRAMATURGAS (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    haverá a mediação de leitura das peças, feita pela dramaturga e doutora em Artes cênicas pela USP Paula Autran.
    Coordenação: Paula Autran
    Datas e horários: 7,9,14,21,23,28 e 30/06, das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Interessados em geral;
  • CEM ANOS DE PASOLINI (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Gênio multifacetado, figura incômoda para a Itália do pós-guerra, Pier Paolo Pasolini foi pensador e artista múltiplo, que compôs nas linguagens da poesia, da prosa, do jornalismo, do teatro e do cinema; nascido em 1922, comemoraria neste ano os cem anos de seu nascimento. Esta oficina propõe traçar um caminho que vai de seus poemas a seus filmes, de seus artigos jornalísticos a seu envolvimento político, falando de Pasolini como testemunha de sua época, mas também do nosso tempo.
    Coordenação: Valentina Cantori
    Datas e horários: : 6, 8, 13 e 15/6 – das 18h30 às 20h30.
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Interessados em geral;
  • VANGUARDAS DO SÉCULO XX: A REVOLUÇÃO LIDERADA PELA POESIA (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    No começo do século XX grupos de artistas e poetas tomaram a dianteira em trazer não só uma nova percepção, mas também a crítica feroz de um mundo cada vez mais maquinal, de velocidade e eficácia desumanas, e de guerra: por isso, vanguarda, termo do jargão da guerra, significando o destacamento que se arrisca na frente, neste caso, nas trincheiras da arte. Veremos, em 4 encontros, 4 movimentos (Cubismo, Dadá, Vorticismo e Antropofagia) que dinamizaram a percepção nova de um mundo novo, suas influências em outros movimentos e no nosso modo de viver.
    Coordenação: Dirceu Villa
    Datas e horários: 20, 22, 27 e 29/6 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Interessados em geral;
  • FOTOGRAFIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO (35 vagas por turma)
    Inspirada na obra de Ailton Krenak, esta oficina provoca os participantes a respeito das urgências socioambientais: queimadas, desmatamento, falta de água, enchentes, mudanças climáticas que dia a dia batem na nossa porta e como podemos adiar o fim do mundo através da arte fotográfica. Os participantes aprenderão conceitos teóricos de fotografia e inspirações para transformar a prática fotográfica em ferramentas para sensibilizar o mundo através das imagens. 
    Coordenação: Natália Vieira
    Datas e horários:
    Turma A: 6, 8, 13 e 15/6 – das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Turma B: 20, 22, 27 e 29/6 – das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: pessoas que se interessem em aprender técnicas básicas de fotografia e linguagem fotográfica e/ou que se interessem por questões socioambientais.
    Recursos técnicos, materiais e equipamentos necessários: Câmera fotográfica ou celular com câmera;
  • FOTOGRAFIA: ENSAIO AUTORAL (30 vagas por turma)
    Esta oficina pretende estimular o participante a conhecer e realizar uma série de ensaios autorais sobre os tópicos propostos, empregando os fundamentos da fotografia, desde o exercício da captura utilizando diversas técnicas criativas até a edição básica das imagens no programa/aplicativo Lightroom
    Coordenação: Luciana Crepaldi
    Datas e horários:
    Turma A: 1, 3, 8 e 10/6 – das 10h às 12h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Turma B: 21, 23, 28 e 30/6 – das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: Pessoas interessadas por fotografia;
  • OFICINA: VAMOS FALAR DE MEDIAÇÃO DE LEITURA E AFETO? (35 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A oficina abordará o papel dos mediadores de leitura enquanto formadores de leitores e a leitura mediada como um importante meio de acessar obras literárias. Para isso, apresentará algumas formas de mediar um livro, critérios para a seleção de livros, a materialidade do objeto livro e suas possibilidades de manipulação, além de aspectos envolvendo a História Social da Leitura.
    Coordenação: Felínio Freitas
    Data: 1, 2, 8 e 9/6 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: Educadores de escolas públicas, particulares, projetos sociais e bibliotecários, mães, pais, avós, cuidadores e interessados em geral;
  • OFICINA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PROJETOS CULTURAIS (50 vagas)
    A oficina oferecerá orientações básicas para a prestação de contas de projetos culturais – editais públicos, privados e parcerias. A partir dos princípios legais pretende tratar da diferença entre prestação de contas parcial, anual e simplificada; relatório de execução, relatório financeiro e relatório final.
    Coordenação: Camila Marujo
    Turma A – 2, 7 e 9 de junho – das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Turma B – 13, 15 e 20 – das 10h às 12h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: artistas, produtores e gestores culturais;
  • OFICINA A HISTÓRIA DO SOM NO CINEMA (30 VAGAS) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Esta oficina é um mergulho no sentido da audição. Os participantes entrarão em contato com os sons que se ouvem desde a gestação até a descoberta dos ruídos que nos cercam por toda a vida.O curso reúne teoria e práticas, que incluem a arte do foley, dublagens e a música, partes integrantes de uma banda sonora.
    Coordenação: Beto Strada
    Datas e horários: 2, 7, 9 e 14/6 – 18h30 às 20h30.
    Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Estudantes de jornalismo, estudantes de cinema, videomakers, editores de vídeo, roteiristas, estudantes de rádio e TV, diretores de cinema, e amantes da sétima arte;
  • PALESTRA: HISTÓRIAS: CONTAR PARA (RE)EXISTIR (30 VAGAS) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A oficina propõe debater os conceitos de memória e suas ligações com a História e a literatura, observando a necessidade de contar e ouvir histórias que acompanham a humanidade ao longo do tempo. Essa atividade integra o Ciclo Formativo “Cruzos Poéticos”, coordenado por Felínio Freitas.
    Coordenação: Higina Marques
    Data: 23/6 – das 18h30 às 21h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: Primeiros inscritos
    Público-alvo: Educadores e educadoras, artistas, bibliotecárias/os, mediadoras/es e interessados em arte, cultura e educação antirracista.
  • Ciclo Grafite: GRAFFITI COMO ESPAÇO DE APRENDER (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    O graffiti cria e transmite pedagogias de leitura, enunciação e ocupação da cidade. Dessa forma, invoca formas de ver e de compreender a paisagem, a configuração da urbanidade e dos corpos que a habitam. Nesse sentido, que memórias e conhecimentos eu transmito com o graffiti? Como a infância está presente nas inscrições urbanas e de que forma o apagamento do racismo e das hierarquias de gênero invisibilizam maneiras férteis de ensinar? Este encontro faz parte do “Ciclo de Debates sobre Graffiti: No Olho da Rua”, que propõe três conversas online sobre grafite e um olhar sobre seu campo ampliado, a partir de questões atravessadas pela literatura, pedagogia, sociedade, gênero, racismo, entre outros aspectos relevantes. Os diálogos têm curadoria e mediação de Carolina Itzá, e contam com a participação de Fernanda Miranda, Ju Costa, Verônica Nuvem, Bruno Perê e Natália Mota.
    Coordenação: Natália Mota e Ju Costa com mediação de Carolina Itzá
    Data e horários: 01/6 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Educadoras (es) e público em geral;
  • Ciclo Grafite: UBERIZAÇÃO DO GRAFFITI E NECROPOLÍTICA (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    De que forma o graffiti em sua forma trabalho e mercadoria vêm impactando nas discussões e configurações da linguagem através do espaço urbano? As discussões sobre o graffiti têm se estruturado ora entre questionamentos sobre seu caráter legal x ilegal, ora se está localizado ou não no campo da Arte. Neste encontro a proposta é deslocar o olhar, e questionar sobre as formas como a Arte adquire o caráter de trabalho e suas determinações no cotidiano das pessoas atuantes e as formas como vêm se configurando a linguagem atravessada pela classe, pelas curadorias e formas de produção, gestadas pelas escalas de gênero e raça. Este encontro faz parte do “Ciclo de Debates sobre Graffiti: No Olho da Rua”, que propõe três conversas online sobre grafite e um olhar sobre seu campo ampliado, a partir de questões atravessadas pela literatura, pedagogia, sociedade, gênero, racismo, entre outros aspectos relevantes. Os diálogos têm curadoria e mediação de Carolina Itzá, e contam com a participação de Fernanda Miranda, Ju Costa, Verônica Nuvem, Bruno Perê e Natália Mota
    Coordenação: Verônica Nuvem e Bruno Perê com mediação de Carolina Itzá
    Data e horários: 08/6 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Educadoras (es) e público em geral;
  • PALESTRA: REDES SOCIAIS E MARKETING PESSOAL PARA ARTISTAS, EDUCADORES E EMPREENDEDORES (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Esta palestra buscará abordar a importância e a amplitude do alcance das redes sociais como ferramenta para a construção da autoridade, criação e fortalecimento de relacionamentos profissionais, desenvolvimento do marketing pessoal e instrumento imprescindível para divulgação de produtos e serviços para jovens, artistas, educadores e empreendedores de maneira geral
    Coordenação: Juliana Medeiros
    Data e horários: 23/6 – das 14h às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Artistas, educadores e empreendedores a partir de 16 anos;
  • PALESTRA: PRODUÇÃO CULTURAL (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A atividade oferece informações a profissionais que queiram atuar na área de produção, que não tenham conhecimento na área, mas gostariam de fazer seus próprios projetos. O participante será capaz de organizar seu projeto, além de estar apto a buscar investimentos para o setor. O participante poderá ter noções de como executar projetos artísticos, realizando as etapas de concepção, produção e pós-produção.
    Coordenação: Fabrizia Gallan
    Data e hora: 21/6 – das 18h30 à 21h30
    Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: artistas, estudantes e demais interessados a partir de 16 anos;
  • AS RELAÇÕES ENTRE PAIS E FILHOS NAS ÓPERAS DE GIUSEPPE VERDI (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    diferentes são analisadas pelo professor e pesquisador de música lírica Sergio Casoy, apresentador do programa “Bravo”, da Rádio Cultura FM (SP) e autor dos livros “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.
    Coordenação: Sergio Casoy
    Datas e horários: 29 e 30 de junho, quarta e quinta-feira, das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/11/cultura-divulga-oficinas-gratuitas-de-programa-estadual-para-junho/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original